A Fiorentina vice-campeã europeia em 1957

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

A Fiorentina perdeu a decisão para o Real Madrid

A Liga dos Campeões já foi palco de muitas histórias surpreendentes e marcantes. A Fiorentina, tradicional e conhecido clube de Florença, não é exatamente uma frequentadora assídua da competição, mas já teve algumas participações. Em 1957, numa era de ouro onde a Viola tinha um timaço, a equipe foi longe e sonhou com um título europeu, mas o sonho parou no Real Madrid, numa decisão onde rolou polêmica com a arbitragem.

A Fiorentina fez na temporada 1955/1956 uma das maiores campanhas da história da Série A até aquele momento. Comandada por Fúlvio Benardini, a equipe só não foi campeã italiana de forma invicta pois acabou derrotada na última rodada pelo Genoa. Deixou Milan e Juventus comendo poeira para buscar seu primeiro Scudetto e com isso conquistou a vaga na Liga dos Campeões da temporada seguinte.

Os Gigliati, que tinham como destaques nomes como Virgili, Montuori e o brasileiro Juninho Botelho, abriram a campanha com um empate diante do Norrkoping, da Suécia, em pleno Artemio Frachi, por 1 a 1, porém, na volta, os italianos buscaram com gol de Virgili uma vitória fora de casa e foram as quartas. Jogando já em 1957, deixaram pelo caminho o Grasshopper, da Suiça, com uma vitória por 3 a 1 em Firenze e um empate por 2 a 2 na Suiça, onde um dos gols foi marcado por Juninho Botelho. Nas semifinais, contra o Estrela Vermelha, uma vitória por 1 a 0 em Belgrado foi o suficiente, garantindo a vaga na decisão depois do 0 a 0 na Itália.

A final então envolveria o atual campeão Real Madrid como adversário. O jogo, para a sorte dos madridistas, era justamente no Bernabéu, que recebeu mais de 120 mil pessoas. Apesar do favoritismo ao esquadrão de Di Stefano e Puskas dos madridistas, o primeiro tempo da partida foi complicado, com a Fiorentina parando o excelente time "da casa". A Viola inclusive chega perto do gol com Gratton, que só não marca devido a boa colocação de um zagueiro Marquitos. Di Stefano, na mais perigosa chance do time da casa, para em Sarti. Ninguém mexe no placar no primeiro tempo.


Na etapa final, o jogo seguia complicado até que aos 24', Rial é derrubado na área e o árbitro, ignorando a bandeira levantada pelo auxiliar por impedimento, marca pênalti. Di Stefano cobra e abre o placar. Pouco antes do segundo gol, Alonso faz uma ótima defesa para evitar o empate italiano. Aos 30', Gento recebe em velocidade e cava sobre o goleiro para ampliar o marcador, dar números finais ao duelo e mais um título europeu ao Real Madrid.

A derrota não foi o fim do ciclo daquele time excelente da Fiorentina. A Viola ainda chegou perto na Série A algumas vezes, antes de conquistar a Copa Itália no início da década seguinte. Na Liga dos Campeões, porém, eles nunca mais chegaram na decisão, ficando o feito histórico como uma história solitária e bonita do clube.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações