A estreia de Gerrard pela Seleção Inglesa

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/FA

Gerrard em sua estreia pela Inglaterra

Completando 41 anos neste dia 30 de maio, o treinador e ex-meio campista Steven Gerrard é um dos maiores, se não o maior ídolo da história do Liverpool. Considerado um dos maiores "box to box" de todos os tempos no futebol inglês, o ex-capitão dos Reds também foi um proeminente atleta na Seleção Inglesa. Curiosamente, sua estreia pelos Three Lions ocorreu justamente no seu aniversário de 20 anos, em 30 de maio de 2000.

Gerrard já havia iniciado sua trajetória pelo gigante de Merseyside no ano de 1998. Porém, foi só naquele ano de 2000 que começou a ter atuações melhores pela equipe, conquistando seu espaço e se tornando aos poucos titular do time. Acabou então sendo convocado pelo English Team para amistosos em maio de 2000, com sua estreia coincidindo com o aniversário de 20 anos.

O treinador do selecionado inglês era na época uma antiga lenda dos Reds, o ex-atacante Kevin Keegan, que inclusive também já se aventurou na música. Na época, Gerrard foi convocado junto a outros nomes que figuravam, haviam figurado ou iriam figurar nos Reds, como McManaman, Fowler e Heskey. Entrou como titular na partida, que foi disputada no estádio de Wembley. 

Gerrard atuou naquele jogo com a camisa número 2 e na verdade se destacou mais por momentos defensivos, fechando bem espaços do time ucraniano e dando boa qualidade nos passes para desafogar os ingleses no jogo. Teve sua melhor chance de marcar no primeiro tempo, em uma bola onde foi lançado a frente, mas não conseguiu escapar dos zagueiros ucranianos. O primeiro gol dos Three Lions no jogo foi de Fowler, aproveitando rebote de uma cabeçada de Shearer, em um escanteio batido por Beckham, aos 44 minutos.

Na etapa complementar, mais uma vez Gerrard se destacou mais defensivamente (cortou inclusive um passe perigoso para Shevchenko) e em passes para desafogar a criação. Apesar disso, conseguiu fazer Karmozenko trabalhar, quando acertou um chute próximo a parte lateral da área. Deixou o campo aos 37 minutos, dando lugar a Dyer, encerrando seu jogo de estreia pelo English Team.


Viraria a partir de 2001 presença constante e seu primeiro gol viria nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2002, numa das atuações mais espetaculares da história dos ingleses, quando venceram a Alemanha fora de casa por 5 a 1. Gerrard marcou um golaço acertando um torpedo de fora da área numa sobra de bola, colocando o placar em 3 a 1 para os visitantes. Sua trajetória de 114 jogos, 21 gols e 14 assistências se encerrou no empate com a Costa Rica em 2014, na melancólica eliminação inglesa na primeira fase.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações