O primeiro jogo de Gerrard como profissional

Por Lucas Paes
Foto: Mike Egerton/Empics Sport

Um jovem Gerrard em sua estreia pelo Liverpool 

O dia 30 de maio é quase como um natal para o torcedor do Liverpool, um dos maiores times do planeta. Neste dia, em 1980, nascia Steve Gerrard, considerado por muitos como o maior jogador da história do gigante inglês, símbolo de fidelidade e amor a uma camisa numa época onde os Reds distavam dos dias mais gloriosos. No dia 29 de novembro de 1998 começou a caminhada do "Capitão Fantástico" com a camisa vermelha, em um jogo pela Premier League, contra o Blackburn, em Anfield.

Gerrard foi durante seu tempo de base uma das maiores promessas que o Liverpool tinha em mãos. Chamou a atenção do clube com apenas nove anos de idade, quando já tinha uma técnica e velocidades impressionantes. Já na base vermelha, despertou o olhar de nomes históricos da instituição, ao ponto de ser destacado em um artigo de jornal escrito pela lenda Steve Heighway. Com o crescimento rápido e a atenção dada ao jovem, foi com certa expectativa que ocorreu sua estreia.

O duelo diante do Blackburn foi até tranquilo para os comandados de Gerard Houllier. Em três minutos, no primeiro tempo, os Reds definiram o jogo com gols de Paul Ince e Robbie Fowler (outro filho da cidade). No elenco vermelho, um trio de ataque muito bom com os autores dos gols e um jovem e já brilhante Owen. Ainda jogavam Carragher, outro oriundo da base vermelha e Redknapp, destaques ingleses de um time que não conseguia dar certo mesmo com bons nomes. 

A entrada do jovem Gerrard ocorreu aos 89 minutos, quando o garoto que vestia a camisa 17 na época foi ao campo no lugar do norueguês Heggem. Foram poucos minutos de ação efetivamente para Stevie G, mas o suficiente para o momento ficar na memória de um adolescente que sonhava com esse dia. Quem estava em Anfield naquele dia não sabia naquele momento, mas viu o nascimento de uma lenda.

Os Reds não viviam naquela temporada um grande momento. Há pouco tempo, Houllier havia assumido a equipe, que ainda tentava se recuperar num campeonato onde o clube terminaria na sétima posição. A entrada de Gerrard foi uma memória especial para um garoto nascido na cidade dos Beatles e torcedor fanático do atual campeão europeu, em meio a um momento não muito bom.


Gerrard entraria em campo outras 13 vezes naquela temporada, mas só marcaria seu primeiro gol pelo Liverpool no biênio seguinte. Segundo o próprio craque declarou em entrevista, ele demorou muito a se sentir "parte" do Liverpool. A partir da temporada 2000/2001, passou a ter titular constantemente na equipe de Merseyside, sendo um dos destaques da mágica temporada que terminou com uma tríplice coroa (FA Cup, Copa da Liga e Copa da UEFA). Coincidentemente, foi a temporada onde o treinador parou de escalá-lo fora do meio de campo.

O resto, a partir daí, é história. Se tornou capitão pela primeira vez em 2002, mas assumiu efetivamente a braçadeira no ano seguinte. Foi um dos grandes responsáveis pelo eterno "Milagre de Istambul", em 2005 e teve uma atuação tão boa numa final de FA Cup contra o West Ham, em 2006 que ela ganhou o nome de "Gerrard's Final.". Faltou para ele a Premier League, que deve ser conquistada por seu ex-clube neste ano de 2020. Foram 710 jogos e 186 gols pelos Reds, onde ele ficou até 2015.

Hoje Gerrard é treinador e comanda o Glasgow Rangers. Na temporada 2018/2019 ficou muito perto de ser campeão escocês, mas não conseguiu o título. Só o futuro dirá se o eterno capitão conseguirá do banco de reservas o título que lhe faltou como jogador pelo Liverpool, se é que Gerrard será um "sucessor" de Klopp. Independente disso, a lenda da camisa 8 dele jamais poderá ser apagada, já que Stevie G será eternamente um dos maiores nomes da história vermelha.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações