FIFA divulga potes do sorteio do futebol nas Olimpíadas

Foto: Agência Reuters

Logo dos jogos olímpicos

A Federação Internacional das Associações de Futebol, a FIFA, divulgou os potes para o sorteio do torneio olímpico de futebol. O torneio está marcado para começar no final de julho e os grupos da competição serão definidos em sorteio no dia 21 de abril, também conhecido como próxima quarta-feira, na sede da FIFA, em Zurique.

A Seleção Brasileira masculina, atual medalhista de ouro no torneio olímpico, estará no pote 1, enquanto a equipe feminina estará no pote 2. Os potes levam em consideração o desempenho de cada país envolvido nos últimos cinco torneios olímpicos, no caso masculino e no caso do torneio das mulheres, foi levado em conta o ranking atualizado da FIFA.

No torneio masculino, os 16 participantes foram divididos em quatro potes com quatro times em cada um, levando em consideração o desempenho nos últimos cinco torneios de futebol nos Jogos Olímpicos. Houve peso maior nas participações recentes e um bônus aos campeões de torneios pré-olímpicos. Japão, Brasil, Argentina e Coréia do Sul estão no pote 1. No pote 2, figuram México, Alemanha, Honduras e Espanha. No terceiro, temos Egito, Nova Zelândia, Costa do Marfim e África do Sul. Por fim, Arábia Saudita, Austrália, França e Romênia fecharão o último pote do sorteio.

Para o torneio feminino foi utilizado como critério o ranking mundial da Fifa, que teve nova edição divulgada nesta sexta-feira, com o seguinte top 10: Estados Unidos, Alemanha, Holanda, França, Suécia, Inglaterra, Brasil, Canadá, Austrália e Coreia do Norte. As 12 seleções participantes foram divididas em quatro grupos com três equipes em cada um.

As três cabeças de chave são Japão, Estados Unidos e Holanda. No pote 2, aparece o Brasil, junto à Suécia e Grã-Bretanha. O pote 3 tem Canadá, Austrália e China e por fim Nova Zelândia, Chile e Zâmbia formarão o pote número quatro.

O sorteio é condicionado à evitar que equipes da mesma confederação continental estejam no mesmo grupo. Para os Canarinhos, isso não muda muita coisa no masculino, já que a Argentina também é do pote 1, mas no torneio feminino, o Brasil não poderá enfrentar o Chile, restando neste pote então apenas Zâmbia ou Austrália podendo estar no grupo brasileiro.


O torneio feminino de futebol das Olimpíadas de Tóquio começa no dia 21 de julho, e a competição masculina terá início no dia seguinte, ambas antes da cerimônia de abertura da competição, marcada para o dia 23. A final entre as mulheres será disputada no dia 6 de agosto, no Estádio Olímpico de Tóquio, e a decisão entre os homens será realizada no dia 7 de agosto, no Estádio Internacional de Yokohama.

Covid-19 - É importante ressaltar que, devido a crise gerada pela pandemia do coronavírus, o governo japonês ainda não garantiu a realização dos Jogos Olímpicos. A situação ainda está sendo discutida entre o governo do país, o governo da cidade de Tóquio e as autoridades olímpicas. Não há, por exemplo, nem a certeza se os jogos terão presença de público, apesar do Japão já ter vetado turistas estrangeiros. Restam menos de 100 dias para os jogos.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações