A marcante passagem de Lato pelo Atlante

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Lato passou dois anos jogando no futebol mexicano

Neste dia 8 de abril completa 71 anos o que é provavelmente o maior jogador da história do futebol polonês, Grzegorz Lato. Dono de uma qualidade e técnica imensas, aliados à um ótimo faro de gol, ele foi responsável direto pelas melhores campanhas polonesas na história das Copas do Mundo. Já no final de sua trajetória profissional veio jogar no México, mais precisamente no Atlante.

Lato havia passado a maior parte da carreira no futebol polonês, ligado ao regime comunista soviético e saiu já mais velho para o Lokeren, da Bélgica, que na época pré-Lei de Bosman era uma das ligas mais abertas a estrangeiros. Depois disso, já mais velho, reccebeu uma gorda proposta do futebol mexicano, acertando com o Atlante, que atravessou o New York Cosmos.

Chegou e já se tornou um dos destaques do time. Na liga do México, o Atlante fez a melhor campanha de sua chave na primeira fase e ele marcou 15 gols ao longo da temporada, A campanha na Liga Mexicana terminou nas quartas de final, mas na Liga dos Campeões da CONCACAF, a equipe acabou conquistando o título com diversas goleadas ao longo do caminho, já colocando o craque polonês no coração dos torcedores mexicanos.

Na temporada seguinte, passou a sofrer com lesões, pouco conseguindo jogar ou apresentar ao longo das partidas. Acabou por decidir encerrar sua passagem ao fim do biênio 1983/1984, não conseguindo em seu segundo ano sequer apresentar um desempenho próximo do primeiro, atuando em 5 jogos na Liga Mexicana e marcando um gol.


Segundo números do portal Ogol, terminou sua passagem pelo México com 16 gols em 45 partidas disputadas. Pendurou profissionalmente as chuteiras após deixar o México, mas passou a jogar amadoramente no Canadá pelo Polônia Hamilton, um time fundado por imigrantes polacos naquele país. Por lá, permaneceu até 1991, quando parou de jogar futebol definitivamente. Chegou a ser senador no seu país natal, entre 2001 e 2005.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações