Renomada ex-jogadora argentina, Yanina Gaitán é a nova treinadora do Deportivo Camioneros

Por Edson de Lima / A Vitrine do Futebol Feminino
Foto e vídeo: divulgação Deportivo Camioneros

Yanina Gaitán foi apresentada nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira, dia 22, o Club Atletico Social Deportivo Camioneros, a jovem agremiação poliesportiva da argentina, fundada em 2009, anunciou a chegada da nova treinadora para sua equipe de futebol feminino. Trata-se de Yanina Gaitan, referência do futebol local, tendo atuado em grandes clubes como Yupanque, River Plate, Boca Juniors, San Lorenzo e Almagro e Racing Club e Seleção Argentina. Ela que também foi a responsável pelo primeiro gol da seleção portenha em mundiais, marcou contra na edição 2003 nos Estados Unidos, no jogo contra a Alemanha.

O pós carreira de atleta - Yanina tomou parte do tradicional UAI Urquiza, como auxiliar técnica e posteriormente atuou com as chamadas escolinhas de formação e também como preparadora física. Esta será a sua primeira experiência como treinadora de uma equipe adulta. Confiram a entrevista exclusiva concedida para o público brasileiro.

O Curioso do Futebol - Como recebeu o convite do Deportivo Camioneros ?

Yanina Gaitan - O convite foi por minha ex-companheira da época de River Plate, Emilce Ahumada que hoje trabalha no Deportivo Camioneros com supervisora da modalidade, ela pensou em mim ao propor a troca da comissão técnica.

OCDF -  Quais são as competições que o clube irá disputar em 2021?

YG - Teremos a divisão B do torneio AFA e o objetivo proposto é conseguir o acesso a elite.


OCDF - A sua comissão técnica é composta por caras novas que chegam com você ou profissionais que já estavam no clube e quais são?

YG - A nova comissão técnica será composta por mim como treinadora e dois colegas, Mario Ayala como auxiliar técnico, se formou comigo em 2006 na escola do Mario Griguol, um grande profissional e Facundo Varchioli o preparador físico formam um grande grupo humano e profissional, com o mesmo objetivo e com muita paixão. Teremos também o Gabriel Sanchez como treinador de goleiras.

OCDF - Já existem equipes de base no Deportivo Camioneros e você pretende trabalhar com jogadoras jovens?

YG - O Deportivo Camioneros conta sim com equipe de base feminina e quer formar jogadoras a partir dos 12 anos, são muitas jovens em desenvolvimento, com grande potencial.


OCDF - Qual é o seu estilo como treinadora, o que você pensa para a sua equipe em termos táticos?

YG - O meu estilo como treinadora é muito motivador, dedicado, empoderando cada jogadora para que cada uma individualmente e mais coletivamente dê o seu melhor, tanto elas como nós da comissão técnica. E em termos táticos, que minha equipe seja sempre protagonista, com bom jogo, bola no chão, jogando pensando, com visão de jogo, personalidade e decisão fria. Que a equipe esteja com a bola e administre os dois tempos de jogo. São condimentos que vamos transmitir as jogadoras e esperamos que saibam interpretá-las.

OCDF - No Brasil temos poucas treinadoras nos clubes da primeira divisão do futebol feminino, como é na Argentina e o que você pensa sobre mulheres a frente de equipes femininas?

YG - Aqui na Argentina na 1ª divisão são poucas, três para ser mais exata: Lanús, Rosário Central e Banfield. Só eu estou em B. É um déficit que espero que seja revertido em breve, que haja mais treinadoras dentro do futebol feminino.

Fica aqui o nosso desejo de muitos êxitos na trajetória, agora como treinadora de Yanina Gaitan.

*Edson de Lima de A Vitrine Do Futebol Feminino, especial para O Curioso do Futebol
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações