O dia que o Porto “chocou” o mundo eliminando o Manchester United na Inglaterra

Por Luiz Lordello
Foto: Ojogo

Lance importante da partida

Neste 9 de março de 2021 completa-se dezessete anos da classificação mais emblemática da história do Porto FC, na edição inacreditável da Champions League 2003/2004. O dia em que o favorito da competição, Manchester United, foi eliminado pela primeira vez para um clube português, em solo Inglês. Embate que abriu a porta para os Dragões conquistarem uma das Champions mais marcantes de todos os tempos. Atualmente, o Porto ocupa avançou em seu grupo na Champions League. Será possível vermos um novo triunfo do time?

Uma novidade que estimula ainda mais a acompanhar os jogos é o site legal da Betclic Portugal, o único com o selo SRIJ e que oferece diversas promoções para seus usuários nas apostas antes ou durante as partidas. Enquanto a temporada 2020/2021 caminha bem para o Porto FC, grandes expectativas surgem como na brilhante temporada 2003/2004.

A Liga dos Campeões estava na fase de oitavas de final, ninguém apostava que o Porto, mesmo com um grande time e super bem treinado por José Mourinho, que comandava pela primeira vez um clube no torneio mais importante do continente, fosse capaz de derrotar os “diabos vermelhos”, na ocasião, campeão do campeonato inglês, Dirigido por Alex Ferguson, com estrelas no elenco como, Gary Neville, Saha, Van Nistelrooy, Giggs, Roy Keane, Scholes, e o promissor Cristiano Ronaldo. Mas, no primeiro jogo, em Portugal, a equipe do norte do país, mostrou seu poder em casa, invicto por duas temporadas como mandante no campeonato português, venceu o United por 2 a 1, de virada.

Na volta, dia 9 de março, em Old Trafford, Scholes abriu o placar para o time inglês, aos 32 do primeiro tempo. O resultado classificava o time de Manchester para a fase seguinte por conta do gol marcado fora. A partida continuava pegada e dramática, até que no último minuto do jogo o Porto teve uma falta a seu favor. Era a chance derradeira para a equipe. McCarthy bateu, o goleiro não segurou e Costinha, talismã do time naquela Liga, balançou as redes: 1 a 1 e classificação histórica para as quartas de final.

Portugal estava em delírio, o mundo conheceu a verdadeira potência que o Porto estava se tornando, comandados por um treinador promissor, com jogadores jovens, mas que entregariam muito talento ao futebol. Entre eles, Deco, Maniche, o brasileiro Carlos Alberto, Mc Cathy e Ricardo Carvalho. Mesmo sendo atletas com pouca experiência, comemoraram o chaveamento do sorteio que designou o confronto diante do United.

Na série documental da Netflix, “Playbook: Estratégias para vencer”, lançada em 22 de setembro, o técnico José Mourinho declara o poder psicológico como a chave para a classificação e, consequentemente ao título. Por ter um time motivado pelos títulos nacionais, e pela classificação em segundo lugar de seu grupo, Mourinho não queria ver uma confiança abalada por uma possível combinação ruim no sorteio, por isso, disse aos seus jogadores que queria enfrentar o favorito Manchester United nas oitavas, com a intenção de deixar os atletas motivados para enfrentar o melhor time. Segundo o treinador, todos assistiram o sorteio pela Televisão, e quando foi anunciado o duelo, os jogadores vibraram por enfrentar o time Inglês, contando com a garra e vontade para eliminar o United.


Nas quartas de final, os Dragões bateram o Lyon, da França. Vencendo em casa por 2 a 0 e empatando o jogo de volta em 2 a 2. Na semifinal, o time enfrentou de forma surprendente o Deportivo La coluna, da Espanha, que eliminou outro favorito e, campeão da Champions na temporada anterior, o Milan, aplicando uma virada inusitada, vencendo o segundo jogo por 4 a 0, após perder a partida de ida por 4 a 1. A semifinal entre o clube português e espanhol, foi truncada, em Portugal, o embate terminou sem nenhum gol. Na Espanha, o Porto venceu por 1 a 0 com um gol de pênalti, marcado por Derlei. Na final, os azuis de Porto enfrentaram o Monaco, outro confronto inesperado, a decisão terminou com uma goleada para o time de Mourinho, vencendo por 3 a 0 e levando a taça para Portugal.

Após o retorno festejado da Alemanha, palco da final, Mourinho já tinha os dias contados para deixar o comando do Porto, assumindo o Chelsea com uma grande expectativa na temporada seguinte, junto com ele, o zagueiro Ricardo Carvalho foi transferido para os “blues”, os Dragões também perderam o meia Deco para o Barcelona, enfrentando uma reformulação para temporada 2004/2005.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações