O começo de Nesta na Lazio

Por Lucas Paes 
Foto: Getty Images

Nesta começou sua trajetória na Lazio

Praticamente um sinônimo da palavra zagueiro, Alessandro Nesta é um dos maiores nomes históricos da posição formado pelo país especialista na questão, a Itália. O ex-jogador e atual treinador, que completa 45 anos neste dia 19, é um dos maiores representantes do jogo defensivo na história do futebol. Toda essa enorme história começou há muitos anos, na tradicional Società Sportiva Lazio

Chegou nas categorias de base laziales ainda muito novo, com apenas nove anos de idade e lá rodou por várias posições, chegando a jogar de atacante e meia antes de encontrar seu verdadeiro talento na defesa. Talvez dessas tenras experiências nas partes mais ofensivas do campo vinha sua classe com a bola no pé, algo de destaque para um zagueiro que muitas vezes começava a construção de jogadas no auge de sua carreira. 

Subiu para o time profissional na temporada 1993/1994, quando era um jovem de 17 anos. Naquele primeiro momento, entrou pouco em campo, aparecendo mais no biênio seguinte, quando já atuou por 12 vezes com a camisa biancocelesti. A partir da temporada 1995/1996 passou a ser titular absoluto da equipe e com isso foi convocado para a Eurocopa. Seu desempenho nos anos seguintes garantiu uma vaga na Copa do Mundo de 1998, pouco depois de ganhar a Copa Itália, seu primeiro titulo pelos laziales.

Foi na França que Nesta viveu seu primeiro drama na carreira, sofrendo uma séria lesão ligamentar que o deixou fora dos gramados por seis meses. Retornou a tempo de terminar a temporada 1998/1999, onde a Lazio foi vice-campeã da Série A e campeã da Recopa Europeia. Foi no biênio 1999/2000 que foi um dos responsáveis pelo maior momento da história do clube, quando os laziales foram campeões italianos e da Copa Itália, garantindo um doblete.


Ficou no time azul e branco da capital até a temporada 2001/2002. Ao fim daquele período, acabou negociado com o Milan, num momento onde as águias precisavam de dinheiro para sanar uma crise financeira. No total, atuou em 261 jogos e marcou três gols com a camisa biancocelesti, ganhando seis títulos pelo clube, incluindo ai as Supercopas da Itália e da Europa no ano de 1999. 

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações