Em 1991, o primeiro título do São Caetano

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Time do São Caetano campeão em 1991

No ano de 1991, a Associação Desportiva São Caetano, fundada no dia 4 de dezembro de 1989, disputava pelo segundo ano competições profissionais. Nesta época, o clube se encontrava na Segunda Divisão do Campeonato Paulista, que era o terceiro escalão do futebol do estado. E aquela temporada foi especial para o Azulão, já que com um time experiente conquistou o título da competição, o primeiro da história do clube.

Nos seus primeiros anos de fundação, o Pequeno Gigante tinha um grande apoio da Prefeitura, tinha o patrocínio das Casas Bahia, que também trazia um bom lucro aos cofres do time. O prefeito da época, Luiz Tortorello, tinha interesse em fazer com que o futebol voltasse a ser um grande destaque da cidade. Por isso, em 1991, o São Caetano conseguiu montar um bom time. E com isso, começou muito bem sua campanha. Conseguiu uma grande sequência de vitórias e chegou a ficar na liderança isolada da competição em alguns momentos. Serginho Chulapa, Zelão e Tião, eram alguns dos nomes que jogavam com a camisa do clube do ABC.

Em um clássico regional que aconteceu no dia 2 de junho de 1991 diante do São Bernardo, realizado no estádio Anacleto Campanella, Serginho Chulapa fazia a sua grande estreia na equipe. Foi o autor do gol da vitória do Pequeno Gigante nesta oportunidade. Mesmo com o triunfo, o São Caetano ainda estava sendo perseguido pelo XV de Novembro, com apenas um ponto de diferença em relação ao time de Piracicaba.

O São Caetano foi ganhando muita força no decorrer do campeonato, ganhando jogos diante de adversários diretos e chegou a grande decisão. A partida foi realizada em Itápolis. O resultado final foi 1 a 1. A equipe do Oeste era treinada por Carlos Roberto, que tinha a seleção do Interior Paulista e fez um ótimo trabalho pelo clube de Itápolis.

Na partida de volta, realizada no estádio Anacleto Campanella, foi justamente no dia do segundo aniversário do clube. Luiz Tortorello, Presidente de Honra e torcedor do time Caetanista decretou até feriado em São Caetano do Sul por conta do jogo. Nesse confronto, o primeiro tempo terminou com a vantagem. O episódio mais marcante do dia foi proporcionado por Serginho Chulapa, que apesar do clube estar conseguindo o acesso para uma divisão intermediária do futebol paulista, Serginho Chulapa exigiu mais empenho dos seus companheiros de equipe no intervalo da partida. Há pessoas que presenciaram o momento e confirmaram que o atacante chegou a pegar um pedaço de madeira na mão e, em tom agressivo, proferiu a frase: "Aquele que amarelar vai ter comigo".

Após este episódio, a equipe voltou com muito mais disposição e raça para a segunda metade do jogo de volta. O segundo gol do Oeste foi marcado por Luizinho Maringá em uma cobrança de falta. Na sequência da partida o São Caetano tomou sufoco mas o placar final foi suficiente para fazer com que o azulão garantisse o placar de 3 a 2, conseguindo o primeiro acesso da história do clube.


Na sequência da competição, o azulão teria mais duas partidas, mas que não tinham o mesmo peso de responsabilidade em relação as partidas anteriores, já que o objetivo de subir, já havia sido alcançado. Foi 1991, o ano crucial para o crescimento da Associação Desportiva São Caetano. Apesar da ingenuidade excessiva por conta dos diretores que comandavam o clube na época, contou com muita experiência de Serginho Chulapa e Molina, com o apoio de Luiz Tortorello para a conquista do título do Campeonato Paulista da Segunda Divisão.

O time base do São Caetano, campeão da Segunda divisão do Campeonato Paulista de 1991 era: Serginho; Cacá, Daniel Bebedouro, Luís Pereira e Wladimir; Tião Rocha, Lívio e Paulinho Kobayashi; Osmir, Aguinaldo e Serginho Chulapa. Todos esses atletas, comandados pelo treinador Deodoro.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações