O Atlético Mineiro "Campeão dos Campeões"

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

O Atlético campeão da Copa dos Campeões

Em 25 de março de 1908, há exatamente 113 anos atrás, era fundado um dos grandes clubes do futebol brasileiro e, porque não, sul-americano, o Atlético Mineiro. O Galo possui orgulho por ter uma das mais fanáticas e fiéis torcidas do Brasil e tem diversos episódios marcantes em sua história. Recentemente, o título da Libertadores em 2013 e, talvez o primeiro grande feito da sua trajetória que entrou até no hino, o "Campeão dos Campeões", quando a equipe ganhou a Copa dos Campeões de 1937.

Aquela competição foi organizada pela antiga Federação Brasileira de Football, a FBF, a competição de caráter nacional, primeira deste tipo entre clubes, envolveu campões estaduais de 1936. Além do Atlético, tivemos o Fluminense, inicialmente grande favorito, a Lusa, campeã paulista de 1936, o Rio Branco, campeão capixaba de 1936, o Aliança, campeão campista de 1936 e a Liga Sportiva Marinha, dirigida por Nicolas Ladanyi.

Atlético e Fluminense foram os grandes rivais, por assim dizer, durante o torneio. Na abertura da competição para os miniros, o Fluzão enfiou 6 a 0 no Galo nas Laranjeiras, se recuperando da derrota para a Lusa na sua primeira partida. Na segunda partida, o Galo empatou por 1 a 1 contra o Rio Branco, no Governador Bley, em Vitória. O gol mineiro foi de Alfredo Bernardino. A primeira vitória veio contra a Lusa, no Estádio de Lourdes, em BH, com quatro gols de Paulista e um gol contra de Dulio. Depois, a revanche contra os Tricolores, num 4 a 1 que só não terminou num placar mais amplo pois os cariocas fugiram de campo.

A vitória que garantiu o título ao Galo veio contra o Rio Branco, jogando em Belo Horizonte. Sem tomar conhecimento dos capixabas, o time mineiro venceu por 5 a 1, terminando a campanha com 4 vitórias, um empate e uma derrota, somando 9 pontos e com isso sagrando-se campeão da competição. Na época, o clube mineiro foi tratado como "campeão brasileiro".


Além de campeão, o Atlético, do treinador Floriano Peixoto também forneceu o artilheiro da competição, o atacante Paulista, com 8 gols. Anos depois, o título da Copa dos Campeões entrou no hino do clube, no trecho "Nós somos Campeões dos Campeões, somos o orgulho nacional". Além disso, em 1971, quando ganhou o Brasileirão, boa parte dos veículos ressaltou que aquele era o segundo título nacional atleticano, o que é um fato.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações