Luto! Morre Serrinha, ex-jogador e um dos torcedores símbolos da Briosa

Por Victor de Andrade
Foto: divulgação FRV

Serrinha com sua faixa, lançada em 2017

Morreu na madrugada desta quarta-feira, dia 17, aos 81 anos, o ex-jogador e um dos torcedores símbolos da Portuguesa Santista Helio Nildo Linna, mais conhecido como Serrinha. Ele, que também era envolvido com as bandas de carnaval do bairro do Marapé, em Santos, teve uma parada cardíaca em decorrência da Covid-19.

Ele foi internado ontem (16) à noite, em decorrência da Covid-19, na UPA da Zona Noroeste, em Santos, e teve parada cardíaca. Serrinha deixa duas filhas, três netas e um bisneto. A família ainda não sabe se poderá ter velório devido às novas restrições da pandemia.

Serrinha foi jogador da base da Portuguesa Santista e atuou em duas partidas no profissional, no final da década de 50. "Joguei no juvenil da Portuguesa Santista e fiz duas partidas no profissional, isso na época da "fita azul" (honraria conquistada pela Briosa em 1959, quando retornou invicta de uma excursão à África). A Portuguesa é minha adoração", disse, em entrevista ao jornalista Lincoln Chaves, então no Globo Esporte, em 2013.


Mesmo depois de não defender o time Rubro Verde dentro de campo, Serrinha ficou conhecido por jogar nos campos da várzea da Baixada Santista. Era conhecido em toda a região e chamado para atuar em times de várias cidades vizinhas a Santos.

Porém, o seu amor no futebol continuou sendo a Portuguesa Santista. Serrinha estava em todos os jogos no Estádio Ulrico Mursa, inclusive da base. E não ficava sentado na arquibancada. Seu lugar era no alambrado, segurando a grade com as mãos e, invariavelmente, mandando palavras não muito respeitosas para o bandeirinha ou jogadores adversários.

"Essa molecada aqui na torcida é maravilhosa. É um clube humilde, que faz seu caminho. Fomos gozados pelos rebaixamentos, mas vamos sair dessa", falava Serrinha, em 2013, sobre os novos torcedores da Briosa e também sobre a época dos sucessivos rebaixamentos (entre 2006 e 2010). Mas Serrinha viu o time se recuperar, já que esteve presenta no título de 2016 da Segunda Divisão Paulista, com direito a matéria de página inteira no extinto jornal Expresso Popular, com o título "Acesso? O Serrinha entende", e o vice na Série A3 de 2018, que botaram a Briosa na A2 estadual, onde está atualmente.


Aliás, o carinho de Serrinha pelos novos torcedores era recíproco. Em 2017, a Força Rubro Verde, torcida organizada da Briosa, o eternizou, ainda vivo, em uma de suas faixas. O torcedor símbolo Rubro Verde se emocionou naquele dia e chorou copiosamente.

Esta atitude da FRV vai fazer com que Serrinha continue nos jogos da Portuguesa Santista e quem está emocionado nesta quarta-feira, dia 17 de março, somos nós, torcedores da Briosa, que sentiremos saudades, mas lembraremos sempre da sua alegria e paixão pela nossa Briosa!
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações