Luto no cronismo esportivo santista: morre, de covid-19, Edson Callegares

Foto: reprodução

Edson Callegares foi vítima de complicações da Covid-19

Infelizmente, o bordão "Sabe de quem" não poderá ser mais escutado ao vivo pelo seu criador. Faleceu nesta sexta-feira, dia 26, o narrador Edson Callegares, 62 anos, vítima de complicações da Covid-19. Conhecido na Baixada Santista, foi a grande voz nos jogos do Santos FC no rádio, liderando a equipe Show de Bola, nos anos 80, 90 e 2000, principalmente na Cultura AM.

Edson Callegares estava na internado na UTI do Hospital Ana Costa, em Santos, a cerca de uma semana, conforme foi comunicado por seu irmão, Guido Bortolomasi, que também chegou a ser contaminado pela Covid-19. Acabou não resistindo e veio a óbito nesta sexta-feira.

História no rádio santista - Edson Callegares começou na imprensa em 1978, trabalhando na Rádio Cacique de Santos. No final de 1983, foi contratado pelo Grupo A Tribuna para ser o narrador da Rádio Atlântica - Equipe Esportiva 590. Ainda na década de 80, voltou para a Cacique, onde montou a Equipe Show de Bola.


Edson foi uma inspiração para a própria família, levando para o rádio o irmão Guido Bortolomasi para ser Rádio Escuta. Depois foram Alessandro Bortolomasi e Cléber Léo, sobrinhos. Ainda lançou outros grandes nomes do rádio esportivo.

Edson foi o criador do bordão "Sabe de quem", que depois foi copiado pelo narrador Luiz Roberto, da Rede Globo, que trabalhou na Baixada Santista. Em entrevista para O Curioso do Futebol, ele contou como foi esta passagem:

"Criei o "Sabe de Quem", pois precisava identificar para o torcedor santista de quem era o gol, algo que ficasse marcado. E foi o que aconteceu: um sucesso! Esse meu bordão foi copiado pelo Luiz Roberto de Múcio na TV Globo. Depois de muita repercussão através de uma reportagem no UOL no qual reproduziu o que escrevi no meu face, acusando o Luiz de plágio. Isso foi uma verdadeira bomba. Ele me ligou pedindo desculpas e disse que se eu quisesse ele pararia de falar. Disse a ele que a minha indignação não era por ele usar, mas sim, ao dar duas entrevistas falando da origem do "Sabe de Quem", ele jamais disse ser de um locutor de Santos que fala "Sabe de Quem" desde os anos 90. Esse cara, como diz o Roberto Carlos, "sou eu Edson Callegares". Autorizei ele usar e ele prometeu que a partir daquele dia falaria de quem ouviu o "Sabe de Quem"".


Nos anos 90, já na Rádio Cultura, tornou-se a grande voz nas transmissões do Santos Futebol Clube no rádio. Já nos anos 2000, depois de ter vivido o tempo da fila, narrou o título do Peixe do Brasileirão de 2002. Atualmente, estava na televisão, com um programa diário na Santa Cecília TV, o Baixada Esporte.

O Curioso do Futebol deixa aqui os seus sentimentos à família e amigos. Para nós, Edson Callegares foi uma referência no rádio esportivo da Baixada Santista. "Sabe de quem.."
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações