Ídolo do Timão, Vampeta completa 47 anos neste sábado

Com informações do Corinthians
Foto: arquivo Corinthians

Vampeta, enfrentando o Botafogo, em seu primeiro ano pelo Timão

Um dos jogadores mais carismáticos da história do Corinthians, Vampeta completa 47 anos neste sábado, dia 13. O ídolo marcou época na sua posição, a de segundo-volante, tendo inclusive chegado à Seleção Brasileira. Ele fez parte de um dos melhores e mais vencedores elencos corinthianos em 110 anos de história.

Vampeta, um apelido que foi dado a ele, uma mistura de "Vampiro com Capeta", começou no Vitória. Depois, foi para a Holanda, onde defendeu o PSV. Chegou a ser emprestado para o Venlo, do mesmo país, e Fluminense, entre 1995 e 1996. Em 1998, foi negociado com o Corinthians, que o contratou com o apoio de seu parceiro, o Banco Excel Econômico.

Em sua chegada ao Timão, o hoje ex-jogador foi indicado por Vanderlei Luxemburgo, treinador em 1998, como lateral direito. Mas foi atuando no meio-campo que Vampeta se destacou. Ao lado de Rincón, o ex-atleta formou uma das grandes duplas que já atuaram nesse setor alvinegro – tornando-se, inclusive, referência para atletas que vieram depois, como Elias e Paulinho.

As principais características do Velho Vamp eram o combate efetivo aos jogadores adversários aliado com a técnica para criar jogadas ofensivas Além de cativar a Fiel com a bola nos pés, Vampeta também se tornou ídolo pelo jeito irreverente, sempre confiante no potencial do Corinthians, levando a paixão das arquibancadas para o campo.


Em 2000, Vampeta foi negociado com a Inter de Milão, ainda passou por PSG e Flamengo, até voltar ao Timão em 2002. Em 2003, saiu novamente, defendeu vários times do Brasil e exterior e ainda teve uma terceira passagem pelo Timão, não muito feliz, em 2007, quando fez parte do time rebaixado no Brasileirão.

Nas suas três passagens, de 1998 a 2000, de 2002 a 2003 e em 2007, Vampeta conquistou os títulos de Campeonato Paulista (1999 e 2003), Torneio Rio-São Paulo (2002), Copa do Brasil (2002), Brasileirão (1998/99) e Mundial de Clubes (2000). No Alvinegro, o volante jogou 268 partidas e marcou 17 gols.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações