Esquerdinha e suas passagens pelo São Caetano

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Esquerdinha em ação pelo São Caetano, contra o Guarani, em 2001

Rogério Fonseca da Silva, mais conhecido como Esquerdinha, é um dos maiores ídolos da história da Associação Desportiva São Caetano. O ex-atleta, que completa 51 anos neste 24 de março, teve quatro passagens no Azulão, sendo que na última foi vice campeão da Copa João Havelange, no ano de 2000, e também segundo no Campeonato Brasileiro de 2001.

A primeira ida de Esquerdinha ao Pequeno Gigante foi em 1997, mas não conseguiu levantar nenhum título. O atleta foi contratado junto da Sociedade Esportiva Matonense, que havia acabado de ser campeã do Campeonato Paulista da Série A3 em 1996. Após sair do clube da ABC Paulista, o jogador passou por outros dois clubes no mesmo ano e voltou ao Azulão no ano seguinte.

Com isso, em 1998, seria o ano da segunda vez que Esquerdinha passaria pelo São Caetano em sua carreira. Desta vez, o meio-campista já começou levantando taça: foi campeão do Campeonato Paulista da Série A3 com o time azulino.

Na terceira vez em que chegou foi em 1999, vindo do Juventus, onde disputou o Brasileirão da Série B. Disputando a Série A2 do Paulistão, Esquerdinha teve boas atuações mas não conseguiu ajudar o São Caetano a subir para a elite do futebol paulista, e olha que o Azulão vinha de um acesso na Série B. O clube acabou na terceira colocação da segunda fase da competição.

Já em seu último retorno, foi em 2000, ano em que fez parte de um dos melhores momentos da história do São Caetano, período em que o azulão começava a aparecer de fato para o cenário nacional. Antes, havia defendido o Sampaio Corrêa e ainda teve uma passagem relâmpago pelo Spartak Moscou.

Esquerdinha jogou muito bem em 2000, jogando junto com Adhemar, Adãozinho, Daniel, Serginho, Claudecir, Zinho e outros excelentes jogadores que estavam no clube naquela época. Primeiro, fez parte do elenco campeão do Paulistão A2, mas a melhor parte ainda estava por vir.

Esquerdinha conseguiu contribuir bastante com seus colegas e seu treinador Jair Picerni, a levar o Pequeno Gigante a final da Copa João Havelange mas perdeu para Vasco da Gama. Ainda vivendo uma boa fase no clube e em sua carreira, o Pulmão do São Caetano conseguiria colecionar mais uma série de boas atuações, e ajudou a levar o clube para mais um decisão de Campeonato Brasileiro. O Azulão, desta vez perderia a segunda decisão consecutiva de um campeonato nacional, agora, para o Atlético Paranaense.

Nestes últimos dois anos de São Caetano, Esquerdinha teve números melhores do que nas passagens anteriores ao azulão. Nesta oportunidade, ele foi mais frequente em campo, atuando em 35 jogos e fazendo 4 gols. Já em 2000, jogou 8 partidas e não conseguiu marcar nenhum tento.


Essas atuações de Esquerdinha chamaram a atenção dos times grandes e Luiz Felipe Scolari. No início de 2002, o meia deixou o São Caetano e acabou acertando com o Santos e chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira, mas ficou de fora da lista final da Copa do Mundo, onde o Brasil conquistou o penta. Sim, Esquerdinha chegou a fazer parte do ciclo campeão mundial.

Além de não ter ido para a Copa do Mundo, Esquerdinha também não ficou no Santos no segundo semestre daquele ano. Ele foi para o Botafogo, que acabou rebaixado, e ainda viu o Peixe ser campeão brasileiro. Depois, o meia rodou o Brasil e encerrou a carreira em 2015, defendendo o Barretos, sem ter voltado mais ao São Caetano.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações