A passagem de Galeano pelo Botafogo

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo Botafogo

Após sair do Palmeiras, Galeano atuou pelo Botafogo

Marcos Aurélio Galeano, também conhecido apenas por Galeano, está completando 49 anos neste domingo, dia 28 de março. O jogador, que podia atuar como zagueiro e volante, ficou marcado por defender o Palmeiras por vários anos, mas teve uma curta passagem pelo Botafogo, onde atuou em 22 oportunidades e conseguiu marcar 5 gols.

Após ser revelado pelo Palmeiras em 1989, aos 17 anos de idade, Galeano chegou a ser empresta para jogar pelo Rio Branco de Americana e Juventude, onde foi campeão Brasileirão da Série B de 1994. Em seguida, voltou ao Palmeiras e conquistou diversos títulos, inclusive a Libertadores de 99. Apesar dessa ligação com o Verdão, o volante não estava nos planos de Vanderlei Luxemburgo, treinador do Alviverde da capital paulista no ano de 2002. Com isso, o atleta chegaria ao Botafogo.

No clube carioca, Galeano tinha um prestígio diferente em relação aos seus companheiros de equipe. Em muitas oportunidades, o atleta era o cobrador de pênaltis oficial do time. Mesmo com uma sequência de grandes atuações com a camisa do Fogão durante a sua passagem. Era um jogador muito para um time que fazia uma péssima campanha naquela edição do Campeonato Brasileiro de 2002.

Mesmo sendo um dos poucos destaques daquele time, Galeano ainda teria um obstáculo muito grande em espacial na sequência de sua carreira. A equipe carioca enfrentaria um adversário que também não vinha fazendo um boa campanha naquela temporada da competição nacional. O Botafogo jogaria diante do Palmeiras, ex-time do atleta. Naquele momento, ambas as equipes brigavam contra o rebaixamento para a segunda divisão do Brasileirão.

Na véspera da partida direta entre a equipe carioca contra o time da capital paulista que aconteceria na quarta-feira no estádio Palestra Itália, o cabeça de área deixou claro que em entrevista coletiva que caso fizesse um gol na equipe alviverde, não comemoraria o tento, por respeito ao seu ex-clube. Ao longo da partida, com o placar adverso de 2 a 1 para o Palmeiras, o Botafogo teve um pênalti marcado ao seu favor. Tendo todo o respaldo de Ivo Wortmann, treinador do time do Rio de Janeiro na época, Galeano foi para a cobrança da penalidade máxima, mas acabou chutando para fora.


Depois deste fato, o atleta passou a ser alvo de muitas críticas por parte da torcida da Estrela Solitária. Por não ter mais clima para ficar no time carioca, Galeano teve que sair no início do ano seguinte. Ao final deste mesmo campeonato, tanto Botafogo quanto Palmeiras acabaram rebaixados para a Série B do campeonato Brasileiro de 2003.

Após o descenso com o clube carioca, o atleta jogaria um ano no exterior antes de voltar a atuar no futebol brasileiro. Em seu retorno, Galeano ainda jogaria em clubes como Bahia, Figueirense, Ponte Preta, Fortaleza, Goiás, Santo André, Joinville, Sertãozinho e encerraria a sua carreira jogando por dois anos pelo Ituano.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações