A passagem de Luis Cubilla no Santiago Morning

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Cubilla pelo Santiago Morning

Neste dia 28 de março completaria 81 anos um dos maiores nomes da história do futebol uruguaio e sul-americano. Ponta de habilidade e que marcava alguns gols, fez história sendo o primeiro grande sul-americano na história do Barcelona, além de colecionar títulos e boas atuações por diversos clubes e pela Seleção Uruguaia. No final da carreira, passou pelo Santiago Morning.

O Santiago Morning, que hoje atua na segunda divisão do Chile, é um time menor da capital do país andino. O alvinegro possuí um título do Campeonato Chileno conquistado na década de 1940 e tem outros três títulos da segunda divisão chilena, o último conquistado em 2005. A última vez em que eles jogaram a primeira divisão foi em 2012.

Cubilla chegou ao Morning em 1975, já experiente, sendo o principal reforço do time para o retorno a primeira divisão após o título da segunda divisão no ano anterior. E Cubilla não decepcionaria os torcedores. Com ele, o Chaguito fez uma boa campanha, ficando em oitavo lugar, sem tomar muitos sustos durante o campeonato e ainda tendo o artilheiro do campeonato, Victor Pizarro, com 27 gols.

Se Pizarro foi o artilheiro, muito foi graças aos passes e jogadas de Cubilla, que marcou cinco gols ao longo de sua passagem pelo clube. Dois deles valeram uma vaga nas quartas de final da Copa do Chile, numa virada espetacular diante do Magallanes, que havia vencido o primeiro confronto por 3 a 1, mas perdeu o segundo por 4 a 1, com dois golaços de Cubilla.


Deixou o clube ao final da temporada 1975, marcando o coração dos torcedores devido as boas atuações e a ótima temporada vivida pelo Morning. Ainda teve breve passagem pelo Defensor Sporting antes de encerrar sua carreira nas quatro linhas e se dedicar a uma trajetória incrível como treinador. Cubilla nos deixou no dia 3 de março de 2013, deixando seu nome pra sempre marcado na história do futebol sul-americano.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações