A passagem de Dadá Maravilha pelo Nacional amazonense

Foto: arquivo

Dadá segurando a taça de campeão amazonense

Um dos maiores fazedor de gols do futebol brasileiro, apesar de não ter uma técnica tão apurada, Dario, o Dadá Maravilha, está completando 75 anos neste 4 de março de 2021. Ídolos de várias torcidas, em 1984 ele teve uma boa passagem pelo Nacional, com direito à conquista do Amazonense e artilharia.

Nascido no Rio de Janeiro, Dario José dos Santos começou no Campo Grande, onde foi profissionalizado em 1966. Dois anos depois, foi para o Atlético Mineiro, onde chegou à Seleção Brasileira e esteve no elenco tricampeão do mundo em 1970. Depois, rodou o Brasil, passando por Flamengo, Sport, Internacional, Ponte Preta, Paysandu, Náutico, Santa Cruz, Bahia, Goiás e Coritiba.

Em 1984, após mais uma passagem pelo Atlético Mineiro, Dadá Maravilha desembarcou em Manaus, para defender o Nacional. "Quando me trouxeram para cá, eu tinha 38 anos e ninguém acreditava mais no meu futebol. O Nacional acreditou e eu fiz vários gols", disse o artilheiro na festa dos 100 anos do clube.

Naquela temporada, aconteceu um fato diferente. Convidado para ser o representante brasileiro na Copa do Rei Hassan, em Marrocos, o Nacional decidiu mandar o time principal para o país africano e jogar o Amazonense com os reservas. Na fase final, o time principal voltou. Em resumo: a Águia acabou conquistando os dois torneios.

E mesmo não tendo jogado todas as partidas do Campeonato Amazonense, por ter feito parte do time da Copa do Rei Hassan, Dadá Maravilha, provando mais uma vez o seu faro de artilheiro, mesmo já veterano, marcou 14 gols no Estadual, sendo o artilheiro do certame.


Apesar do sucesso, nem tudo foram flores para o Nacional naquela temporada. No Brasileirão, a equipe foi mal e acabou tendo prejuízos financeiros. A decisão da diretoria já no início de 1985 foi vender as principais estrelas, inclusive Dadá, que acabou indo para o XV de Piracicaba.

Depois de passar pelo Nhô Quim, Dario ainda defendeu o Douradense, do Mato Grosso do Sul, e encerrou a carreira em 1986, com 40 anos, no Comercial de Registro, no Vale do Ribeira, em São Paulo. Depois, foi treinador, chegando a ser campeão amapaense em 1994, pelo Ypiranga, e atualmente é comentarista.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações