Tevez, Cristiano Ronaldo, Neymar - 5 de fevereiro poderia ser o dia do futebol

Por Lucas Paes

5 de fevereiro, o aniversário de três craques dos tempos recentes

É muito raro que dois jogadores consagrados façam aniversário num mesmo dia, três então é algo quase impossível. O dia 5 de fevereiro, porém, poderia ser o dia do futebol, pois além de três enormes craques da atualidade ou recentes (Cristiano Ronaldo, Tevez e Neymar), há também nomes do passado, como Hagi. Enfim, um dia especial para o esporte bretão em três dos maiores expoentes do esporte em sua história, mesmo que Portugal não chegue perto da tradição de Brasil e Argentina.

Curiosamente, mesmo que num país menos tradicional, Portugal tem o maior nome da lista, mesmo considerando as adições dos antigos nomes de Maldini e Hagi. Cristiano Ronaldo é um fenômeno, uma lenda, um dos maiores da história do esporte bretão e senta na mesma mesa de Pelé, Maradona, Messi, Cruyff e outras lendas que mudaram a esporte. A mesa que é dos "convidados" do Rei. Não a toa, o português é apelidado de lendário.

Mesmo convivendo com outro fenômeno chamado Messi, que alguns consideram o melhor jogador da história, Cristiano Ronaldo segue demolindo todos os recordes possíveis em sua carreira e é responsável direto pela mudança de patamar da Seleção Portuguesa, que em 2016 ganhou a Eurocopa tendo o camisa 7 como um segundo treinador e recentemente levou a Liga das Nações com CR7 sendo um dos destaques de um time que possui ótimos nomes jovens como Diogo Jota. Nesse aspecto, está à frente de Messi, que nunca conseguiu ir bem na Seleção Argentina como o português fez em seu país.

Por clubes, a carreira de Ronaldo dispensa comentários. Promessa no Sporting, virou realidade no Manchester United, onde aliava habilidade à gols e encantava a Inglaterra e o mundo. No Real Madrid, virou o maior artilheiro da história dos Merengues, foi responsável direto por quatro títulos europeus, sendo três seguidos e ficou para sempre marcado na história do gigante espanhol. Pela Juventus de Turim, segue batendo recordes e se renovando. Como vinho, parece que fica melhor com a idade.

Neymar é outro nome que dispensa muitas apresentações. O craque brasileiro do Paris Saint-Germain parece aliar as capacidades criativas de Messi com o espírito decisivo de Cristiano Ronaldo. A despeito de suas polêmicas extracampo e das lesões que assolaram sua carreira nos últimos tempos, dentro de campo mostra um desempenho absurdo e já fez temporadas dignas de vencer a Bola de Ouro. Melhor jogador brasileiro da atualidade, parece melhorar e amadurecer a cada temporada. Apesar de tudo, é a grande esperança para um possível título de Copa do Mundo do Brasil.

O "Adulto Ney" surgiu no Santos já com atenção da mídia, que cobria seus passos desde garoto. Pelo Alvinegro Praiano, ganhou a Libertadores, entrou na história do clube, varreu o país e o continente sul-americano com atuações incríveis, se tornou o maior nome santista desde a "Era Pelé". No Barça, foi campeão de quase tudo, sendo extremamente decisivo no título europeu da temporada 2014/2015, quando teve inclusive atuações mais destacadas que as de Messi em algumas partidas do mata-mata. Em 2017, buscando sair da sombra do argentino, deixou Barcelona para ir ao Paris Saint Germain. Na última temporada, foi responsável direto pela chagada dos franceses à decisão da Liga dos Campeões. 

Já Tevez, a despeito de ser talvez o "menos relevante" da lista, possuí a história mais interessante e incrível dentre os três. O garoto da complicada favela de Forte Apache, em Buenos Aires foi para a base do Boca e jogou pelos Xeneizies como se fosse, e de fato era, um representante dos torcedores dentro de campo. Venceu uma Libertadores sobre o Santos e acabou cobiçado pelo dinheiro brasileiro da MSI e foi para o Corinthians, onde novamente atuou muito bem, sendo até hoje ídolo da Fiel torcida.

Na Europa, ascendeu rapidamente. Do West Ham, foi para o Manchester United, onde jogou ao lado de Cristiano Ronaldo e fez com o luso uma ótima dupla de ataque. No Manchester City, viveu o início da era dos títulos que o clube se encontra atualmente, com ótimas atuações. Assinou com a Juventus em 2014 prometendo que seria seu último contrato antes da volta ao Boca. Pelos bianconeri, fez temporadas dignas de um prêmio de Melhor Jogador do Mundo. Em 2016, como bom filho, voltou à casa, se tornando atleta do Boca desde então, á excesso de uma curta passagem pela China onde garantiu o futuro financeiro de toda a família.

Entre esses atuais nomes do esporte bretão, duas lendas já garantidíssimas no hall histórico do esporte e um humano que se recusou à seguir os caminhos que a vida parecia lhe permitir e virou ícone de esperança para toda uma comunidade. O futebol, como religião, esporte e aspecto social que é tem poucos dias que possuem tanto impacto quanto este 5 de fevereiro. Poderia, inclusive, ser o dia mundial do ludopédio, afinal. 

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações