Rinus Michels - Um revolucionário do futebol

Por Lucas Paes
Foto: Henning Bangen/Bongarts/Getty Images

Rinus Michels foi eleito pela France Football o melhor treinador da história

O futebol, como um esporte em constante evolução, passou por diversas mudanças ao longo de sua história. A mais recente e difundida foi promovida por Pep Guardiola e seu "Tiki Taka" no Barcelona, que aos poucos foi evoluindo para o jogo mais intenso e rápido que temos hoje, defasado até aquele estilo barcelonista. Muito antes de Pep, Mourinho, Klopp, Trapatoni e tantos outros, um holandês começou uma mudança que transformou para sempre o esporte bretão: o revolucionário Rinus Michels, que completaria 93 anos neste dia 9.

Há não muito tempo atrás, em meio à uma das campanhas mais incríveis do futebol europeu nos últimos anos, escrevi um texto exaltando a importância do Ajax. Sem o gigante clube de Amsterdã, o futebol não seria o jogo que é hoje e Rinus Michels é peça ímpar nesta questão, já que foi da cabeça deste holandês que surgiu toda a ideia de jogo que era a engrenagem do time tricampeão europeu de maneira seguida nos anos 1970, o time que foi a base tática, técnica e ideológica da Holanda da Copa do Mundo de 1974, que encantou o mundo comandada por Michels.

Intimamente ligado aos Godenzonen, Michels jogou durante todos os seus 12 anos como jogador profissional no clube. Foram 123 gols em 265 jogos vestindo a camisa do clube, entre os anos de 1946 e 1958. Apesar de forte dentro de seu país, como sempre foi, o Ajax não tinha ainda nos anos 1940 e 1950 a ideologia de jogo que marca sua história e segue sendo base para o futebol do clube até hoje, isso é uma revolução que veio direto da cabeça de seu ex-atacante.

Michels chegou ao comando do Ajax quando o clube sofria e era candidato a rebaixamento na primeira divisão. Fã de um futebol ofensivo e dinâmico e extremamente inteligente como treinador, rapidamente começou a lapidar jóias dentro da base do clube, de onde surgiria um tal de Johan Cruyff e outro tal de Johan Neeskens. Estes nomes, ao lado de outros excelentes jogadores transformaram para sempre a história do clube, sempre sob o comando de um treinador revolucionário. Foi assim que levou a primeira das três Liga dos Campeões seguidas do clube, algo que só o Real Madrid de Di Stéfano havia conseguido, foi assim que mudou a história do futebol.

Não bastou que Rinus mudasse o estilo de jogo do time profissional, adotando o que conhecemos hoje como "Futebol Total", onde haviam trocas de posições constantes e uma enorme ofensividade. O sucesso desse estilo de jogo fez com que o Ajax passasse a adotar processos de formação que focavam nesse estilo de jogo. Com o passar dos anos, obviamente o sistema foi evoluindo, inclusive nas mãos do próprio Cruyff, mas ainda hoje o clube prioriza o jogo ofensivo, com toque de bola e um futebol bonito. Existe uma filosofia de jogo que baseia toda a "alma" do Ajax e isso é responsabilidade direta de Michels.


Depois do Ajax, passou pelo Barcelona, outro clube que orgulhosamente bebe da fonte do Futebol Total até os dias atuais, tendo uma ideologia clara no sistema de jogo da formação de atletas, ainda que escorregões administrativos recentes colocaram os Culés numa crise imensa. Em 1974, na Copa do Mundo, fez o trabalho que lhe deixou conhecido no mundo todo, quando levou a Holanda ao vice-campeonato da Copa do Mundo, na Alemanha. Curiosamente, 14 anos depois, foi ele mesmo que levou os laranjas ao título da Eurocopa, desta vez com Van Basten, Gullit e cia.

Ainda viveu outros momentos enormes em sua trajetória como treinador, se eternizando com um título da Copa da Alemanha no Koln. Encerrou sua trajetória no banco de reservas em 1992, quando comandava justamente a seleção de seu país. As revoluções que Rinus Michels aplicou no jogo seguem tendo seus reflexos sentidos até hoje e provavelmente perdurarão por toda a eternidade. Ele nos deixou para aplicar seus métodos em outro plano no ano de 2005. Nada que mude a eternidade de seu legado, já que o futebol sempre, sempre deverá muito a Rinus Michels.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações