O dia em que Ricardo Gareca foi 'carrasco' da Seleção Peruana

Foto: arquivo

Gareca comemorando o gol que colocou a Argentina na Copa do Mundo de 1986

Neste dia 10 de fevereiro, Ricardo Gareca, completa 63 anos. Atualmente técnico da Seleção Peruana, em sua época como jogador, Gareca fez o gol que garantiu a Argentina na Copa do Mundo de 1986, deixando o Peru de fora da mesma.

Nas Eliminatórias Sul-americanas de 1985, Argentina e Peru se enfrentaram, no Estádio Monumental de Nunez, em Buenos Aires, disputando uma vaga direta no Mundial que aconteceria no ano seguinte no México. O jogo que aconteceu no dia 30 de junho de 1985, colocava frente a frente as duas primeiras seleções do grupo 1 da competição, mas apenas o primeiro de cada grupo assegurava a vaga direta na Copa do Mundo.

A partida começou e logo no início, aos 9 minutos a Argentina abriu o placar. Aos 23' da etapa inicial o Peru empatou e aos 35' virou o jogo. Com esse placar, a Seleção Peruana assumia a liderança do grupo e consequentemente ficaria com a vaga para o mundial. Até que Gareca, aos 36 minutos do segundo tempo, fez o gol, empatou a partida e colocou a Argentina na Copa do Mundo de 1986, enquanto o Peru iria disputar os playoffs das eliminatórias.

No fim das Eliminatórias, a Argentina se classificou com o brilho de Gareca e o Peru foi eliminado pela Seleção Chilena. No ano seguinte, o herói da classificação Argentina, Ricardo Gareca, não foi convocado para a Copa do Mundo do México, competição que deu o bicampeonato mundial para a Albiceleste.


Anos depois, Gareca se tornou treinador e, por ironia do destino em 2015 assumiu o cargo na seleção peruana e com o mesmo estrelismo de 36 anos atrás, o ex jogador conseguiu levar o Peru para uma Copa do Mundo, o que não conseguia justamente desde 1986 (o último Mundial dos peruanos havia sido o de 1982), em 2018.

Como jogador, Ricardo Gareca jogou em times como Boca Juniors, River Plate, Independiente, Velez Sarfield, América de Cáli e Sarmiento. Como técnico, além de clubes na Argentina e a Seleção Peruana, teve uma breve passagem pelo Palmeiras em 2014.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações