Heleno de Freitas jogando pelo Junior Barranquilla na Liga Pirata Colombiana

Por Kauan Sousa
Foto: arquivo

Cena rara: Heleno defendendo o Junior Barranquilla

Neste dia 12 de fevereiro de 2021, completa-se 101 anos do nascimento do gênio e temperamental Heleno de Freitas. Falecido em 8 de novembro de 1959, com 39 anos, o ex-jogador, defendeu o Atlético Junior de Barranquilla, entre 1949 e 1950, na época da Liga Pirata Colombiana.

Nascido em Minas Gerais, Heleno de Freitas, é considerado um dos maiores ídolos do Botafogo, time em que fez 233 jogos e marcou 204 gols. Além do Fogão, o ex-jogador, conhecido por ser nervoso dentro de campo e boêmio fora dele, atuou em equipes como o Vasco, Boca Juniors, Santos e America, fora o clube colombiano.

Em março de 1950, Gilda, apelido dado a Heleno, foi contratado pelo Atlético Junior Barranquilla para disputar a Liga Pirata colombiana. E assim partiria o gênio(so) atacante para a sua segunda aventura futebolística no exterior.

A Liga Pirata Colombiana foi criada no fim da década de 1940, em revelia a FIFA e as demais federações do continentes. Essa liga atraiu os melhores e mais rebeldes jogadores do continente, incluindo a maioria dos jogadores que atuaram na Seleção Argentina na década, considerada a melhor do mundo na época. Além disso, como não tinha ligação com a FIFA, os jogadores recebiam altos salários, já que os clubes não precisavam pagar os passes dos atletas.

Na equipe colombiana, Heleno já chegou atormentado pela Sífilis terciária, responsável por corroer os seus nervos, mas mesmo assim encantou o jornalista Gabriel Garcia Márquez, com seu estilo de jogo brasileiro, com movimentos rápidos e surpreendentes, sendo comparado com o autor de romances policiais.


Após sua passagem pelo clube colombiano, o polêmico jogador, voltou ao Brasil, chegou a ser contratado pelo Santos, mas não fez jogos oficiais, e depois foi para o America, onde fez o seu único jogo no Maracanã, mas não teve o mesmo sucesso de antes. Em 1954 quando seu estado de saúde piorou, por conta da Sífilis, ele foi internado em Barbacena, onde faleceu em 8 de novembro de 1959, aos 39 anos.

Por ser um dos maiores ídolos do futebol sul-americano, ter personalidade forte, além de ser conhecido como boêmio, mulherengo e ter levado sua vida de uma maneira, considerada por muitos, autodestrutiva, Heleno de Freitas, teve sua trajetória sendo ilustrada em um longa metragem (Heleno), estrelado por Rodrigo Santoro e dirigido por José Henrique Fonseca.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações