Eles igualaram (e ultrapassaram) Dadá!

Por Diego Dantas
Fotos: arquivos

Mascote, do Sampaio Corrêa, e Carlos Walber, do São José-AP, quando estava no Remo

Em 2015 escrevemos um pouco sobre o famoso recorde de dez gols em uma só partida, feito pertencente ao folclórico Dadá Maravilha. Mas o que pouco se comenta é que ele além de não ostentar a marca sozinho, ele na verdade não alcançou o recorde máximo (!). Na crônica de hoje vamos falar um pouco sobre os "recordistas coadjuvantes".

Mascote


Durval Broxado - o popular Mascote - do alto de seus aproximadamente 1,5 metros de altura, é tido como um dos grandes atacantes da história do Sampaio Correia, bem qual do futebol maranhense. Além de conquistar alguns canecos junto a Bolívia Querida, Mascote também é tido como o legítimo recordista de gols marcados em partida única do futebol brasileiro.

Na partida entre Sampaio Corrêa 20 a 0 Santos Dumont pelo Campeonato Maranhense de 1934, o jogador foi as redes em 13 (!) oportunidades (algumas fontes citam "apenas" 10 gols). Ao final do estadual, Mascote foi o artilheiro geral com 26 gols, ajudando o Sampaio Correa a se sagrar campeão estadual.

Carlos Walber


Pelo Campeonato Amapaense de 2004, vinte e oito anos depois da façanha de Dadá, outro atleta igualaria sua marca. O meia Carlos Walber foi as redes também em dez oportunidades na sonora goleada do São José sobre o Santos por 17 a 2. Vale lembrar que nesta ocasião, o Santos entrou em campo com apenas oito atletas de seu elenco. O São José que nada tinha a ver com a situação do adversário, não só garantiu vaga na final do torneio como selou o rebaixamento do Peixe da Amazônia.

Ao final daquele campeonato, Carlos Walber até terminou como principal artilheiro geral com 14 gols, porém, o São José foi vice-campeão estadual ao perder o título nos penaltis para o Ypiranga por 6 a 5, após empate em 2 a 2.


Vale lembrar que algumas fontes citam que Caio Mário, do CSA, também marcou 10 gols em uma única partida no triunfo sobre o Esporte Clube Maceió pelo Campeonato Alagoano de 1944, porém outros portais citam que o atleta anotou "apenas" nove gols na partida em questão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações