Edu Marangon, o Boy da Mooca, e sua passagem pelo Torino

Por Kauan Sousa
Foto: arquivo

Edu Marangon jogou no Torino por uma temporada

Neste dia 15 de fevereiro de 2021, o ex-jogador, Edu Marangon, um dos grandes meias revelados no futebol brasileiro nos anos 80, completa 58 anos de idade. O Boy da Mooca, como era conhecido, jogou pelo Torino da Itália, na temporada de 1988-89.

O jogador que começou na Portuguesa de Desportos, após ser destaque na Copa São Paulo de 1983. Promovido ao time principal, Edu foi destaque na equipe, principalmente na campanha do Campeonato Paulista de 1985, onde a Lusa foi vice.

Após quatro anos defendendo a equipe do Canindé e algumas convocações para a seleção brasileira, o meio campista, conhecido pela qualidade nos chutes de fora da área, habilidade em seus passes e lançamentos, como um típico camisa 10, Marangon despertou o interesse do Torino.

No clube da Itália, o jogador nascido na Mooca, bairro da cidade de São Paulo, reduto de colônias italianas, chegou como um dos principais reforços da equipe, ao lado do brasileiro Müller. Dentro de campo, Marangon não correspondeu às expectativas depositadas nele em ser um comandante do meio campo do time e ao longo dos jogos foi perdendo espaço como titular. Na campanha da série A(campeonato italiano), assim como Marangon o Torino não ia bem.

Após ficar parte do campeonato no banco, na parte final, com o técnico Sérgio Vatta, o terceiro que comandava o Torino na competição, Edu Marangon voltou a ser titular, mas não foi o suficiente para livrar o time do seu segundo rebaixamento na história. Com o rebaixamento e um campeonato abaixo do jogador brasileiro, fez com que ele não continuasse no Torino. Pelo clube italiano, Marangon atuou 27 vezes e marcou três gols.


Depois de deixar a Itália, o brasileiro defendeu o Porto de Portugal, conquistou o título português, sem muito destaque e logo após voltou ao Brasil. No Brasil aceitou jogar no Flamengo, e passou por Santos, Palmeiras, Nacional, Coritiba, Inter de Limeira e Bragantino, além disso teve uma passagem pelo Japão. Como jogador, em 1997, Edu Marangon encerrou sua carreira e em 1999 iniciou sua trajetória como treinador que durou até 2010. Ainda chegou a ser dirigente esportivo anos depois.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações