E Dadá fez 10!

Dadá no Sport, 10 gols no mesmo jogo

O folclórico centroavante Dario, o Dadá Maravilha, fez 10 gols em um jogo oficial. Você sabia?

Foi em um jogo do Sport, seu time, contra o Santo Amaro, em 7 de abril de 1976, pelo Campeonato Pernambucano. Dadá fez gols de tudo quanto é jeito e o placar terminou 14 a 0 para o rubro negro pernambucano.

“Tem uma história interessante nesse jogo. O nosso treinador era o Mario Travaglini. O Santo Amaro tinha alguns jogadores que eu conhecia. Eles trabalhavam o dia todo para jogar à noite. E eles comiam um sanduíche para jogar. Eu cheguei, o Mario Travaglini, cheio de tática, faz isso, faz aquilo, eu digo: 'Seu Mario, por favor, como é que um time que trabalha o dia todo e come um sanduíche pode jogar contra a gente?' Marcamos sobre pressão, deu câimbra neles, aí eu fiz dez gols. Porque os caras ficaram com fome, cansados, tadinhos”, revelou Dadá com o bom humor de sempre no Roda Viva em 1987.

Até hoje, a marca de Dadá Maravilha é um recorde do futebol nacional. Ninguém balançou as redes mais que ele num mesmo jogo. Nem mesmo Pelé - cujo recorde é de 8 gols contra o Botafogo-SP em 1964.

Mesmo saindo na metade do campeonato, Dadá foi artilheiro do Pernambucano

Apenas dois jogadores haviam atingido esta marca: Mascote, do Sampaio Corrêa-MA, na vitória por 20 a 0 sobre o Santos Dumont, pelo Campeonato Maranhense de 1934. E Caio Mário, do CSA na vitória sobre o Esporte Clube Maceió, pelo Campeonato Alagoano de 1945.

No meio do campeonato estadual, o centroavante foi negociado com o Internacional de Porto Alegre. Mesmo assim, o torneio terminou com Dadá como artilheiro, com 30 gols, um terço deles feito contra o Santo Amaro. Já no Internacional, Dario foi campeão Gaúcho e Brasileiro, sendo que neste último foi autor do gol do título contra o Corinthians.


FICHA TÉCNICA

Sport 14 x 0 Santo Amaro

Data: 7/Abr/1976

Local: Ilha do Retiro (Recife)

Renda: Cr$ 34.527,00

Público: 2.921

Cartões amarelos: Luciano Veloso e Cláudio (Sport); Odair, Hilton e Lula Barbosa.

Gols: Miltão, aos 12; e Dario, aos 25 e 27 do 1º tempo. Dario, aos 4; Peres, aos 9; Dario aos 11, 13,15,18 (pênalti), 24 e 31; Miltão aos 33; Lino aos 35; e Dario aos 44 do 2º tempo.

Sport: Tião; Aranha, Silveira, Djalma e Cláudio; Luciano Veloso (Assis), Peres e Amilton Rocha; Miltão, Dario, Lima (Lino).

Santo Amaro: Odair; Hilton, Edílson e Ramos (Lula Barbosa); Bicuda, Saguim e Sabará e Lula Queiroz; Ferreira, Oliveira e Eraldo (Banana).
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações