Washington, do Casal 20, no Santa Cruz

Foto: arquivo

Washington, pelo Santa Cruz, enfrentando Chico Monte Alegre, em 1993

Neste 3 de janeiro de 2021, o ex-centroavante Washington César Santos, o Washington Casal 20, estaria completando 61 anos se estivesse vivo. Famoso por ter feito dupla de ataque com Assis no Atlético Paranaense e Fluminense (e por isso o apelido), ele teve uma boa passagem pelo Santa Cruz, entre 1993 e 1994, que valeu título e artilharia.

Nascido em Valença, no litoral sul da Bahia, Washington começou no futebol defendendo o Galícia, onde se profissionalizou em 1980. Depois, teve passagens por Corinthians, Operário de Campo Grande, Internacional e Varzim até chegar no Atlético Paranaense, em 1982.

No Furacão, faz fama junto com o seu parceiro de ataque Assis e conquistaram o paranaense de 1982. Isto fez com que o Fluminense contratasse os dois jogadores. No Flu, foram mais títulos. Depois, Washington rodou o Brasil, defendendo Guarani, Botafogo, União São João, uma segunda passagem pelo Atlético Paranaense e Desportiva Ferroviária até chegar ao Santa Cruz, em 1993.

E Washington foi importantíssimo na Cobra Coral. Com 22 gols, ele foi artilheiro do Campeonato Pernambucano de 1993 e ajudou o Santa Cruz a conquistar o título estadual, que nos dois anos anteriores haviam ficado com o rival Sport. A final foi contra o Náutico.


Washington ainda jogaria novamente no Santa Cruz em 1994, mas sem o brilho da passagem anterior. O centroavante ainda defenderia Felgueiras, Galícia, Fortaleza e Foz do Iguaçu, onde encerrou a carreira em 1996, com 36 anos.

O ex-jogador passou a sofrer de uma grave doença degenerativa, a esclerose lateral amiotrófica (ELA), mesma doença que afetava o mais conhecido e famoso físico e cosmólogo da atualidade, Stephen Hawking. Em 25 de maio de 2014, em sua casa, em Curitiba, foi encontrado morto. Segundo a família do jogador, ele estava sem o respirador, que caiu durante a noite.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações