O América de Rio Preto campeão da Torneio José Maria Marin de 1987

Foto: arquivo

Time do América de 1987, que no fim do ano conquistou o Torneio José Maria Marin

Neste 28 de janeiro de 2021, o América Futebol Clube, de São José do Rio Preto, está completando 75 anos de fundação. Um dos times mais tradicionais do interior de São Paulo, com algumas conquistas relevantes em sua história, em 1987 ele conquistou o Torneio José Maria Marin.

O Torneio José Maria Marin foi criado naquele ano para fechar a temporada de 1987 para os clubes que não entraram na Copa União naquele ano (vale lembrar que a competição teve vários módulos). Com um sistema similar com a da atual Copa FPF, a competição homenageava o então presidente da Federação Paulista de Futebol, José Maria Marin, que no início do ano seguinte deixava o cargo para Eduardo José Farah.

A competição contou com 14 equipes, sendo quatro no Grupo A (América, Novorizontino, Bandeirante e Noroeste ), cinco no B (Matonense, Ferroviária, Estrela, XV de Jaú e XV de Piracicaba) e no C (São Bento, Mogi Mirim, Santo André, Jacareí e Jabaquara).

O América, na primeira fase, fez uma bela campanha. Começou vencendo o Novorizontino, fora de casa, por 2 a 1 e depois conseguiu mais dois empates, também como visitante: 1 a 1 com o Noroeste e Bandeirante. No returno, só jogou em casa e ficou no 0 a 0 com o Novorizontino e mais duas vitórias: 1 a 0 no Noroeste e 2 a 1 no Bandeirante.

A campanha fez com que o América fosse primeiro colocado no Grupo A, com nove pontos (lembrando que, na época, a vitória valia apenas dois pontos), e, com isto, avançasse à semifinal, onde teria pela frente a Matonense, da cidade de Matão.

No primeiro jogo, em Matão, o América foi bem, mas ficou apenas no empate em 1 a 1. Na segunda partida, em casa, o América impôs o seu jogo e venceu por 1 a 0, cravando o seu lugar na decisão. Do outro lado, São Bento passou pela Ferroviária nas penalidades e também foi para a decisão.


No primeiro jogo, em Sorocaba, no dia 5 de dezembro de 1987, Roberto abriu o marcador para o América, logo aos 12 minutos de partida. Porém, aos 35' da segunda etapa, Geraldo empatou para o São Bento e deixou tudo igual para o segundo jogo.

Então, no dia 8 de dezembro de 1987, São José do Rio Preto estava em festa. Brasinha, aos 27 minutos, e Admilson, aos 32', fizeram 2 a 0 para o América, mas Vinícius diminuiu para o São Bento. No segundo tempo, Vinícius empata para os visitantes, mas Xande, aos 19', e Admilson, aos 29' e 42', decretam a goleada e título para o Mecão. Festa da torcida Rubra no antigo estádio Mário Alves Mendonça.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações