Morre Zague, centroavante que brilhou no Corinthians e futebol mexicano

Com informações do Terceiro Tempo
Foto: arquivo Corinthians

Zague quando defendeu o Corinthians

José Alves dos Santos, o histórico centroavante Zague, que brilhou no Corinthians, no Santos e no futebol mexicano entre as décadas de 1950 e de 1960, morreu na manhã desta terça-feira (19), em São Paulo-SP. Zague, que tinha 86 anos, lutava há tempos contra o mal Alzheimer e estava internado em uma clínica da capital paulista.

O centroavante baiano, de gols "espíritas", começou no Botafogo da Bahia, no começo dos anos 50, e estreou no Corinthians no dia 11 de novembro de 1956, quando marcou dois gols na goleada de 4 a 0 sobre o Santos, na Vila Belmiro, em jogo válido pelo Campeonato Paulista daquele ano.

Zague ficou no Alvinegro do Parque São Jorge de 1956 a 1961, com uma passagem pelo Santos FC em 1959. Pelo Corinthians fez 240 jogos e marcou 127 gols. Em 1961, transferiu-se para o América do México, onde foi "rei".


Seu filho, conhecido também como Zague ou Zaguinho, igualmente brilhou no futebol do México, onde hoje é um dos mais consagrados comentaristas esportivos. Ele defendeu a Seleção do país e disputou a Copa do Mundo de 1994.

Em entrevista concedida a Milton Neves, na Rádio Bandeirantes, em 2018, Zague contou como nasceu seu apelido. "Eu gostava muito de correr em zigue-zague pelas praias de Salvador. Um dia, minha tia Godofreda tirou o zigue e ficou só o zague", explicou, gargalhando, o antigo Rei do México entre 1961 e 1967.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações