De acordo com britânico "The Times", Japão procura forma de cancelar Jogos Olímpicos

Com informações do GE.com


O jornal britânico "The Times" afirmou nesta quinta-feira que o Japão busca uma forma de cancelar as Olimpíadas de Tóquio, que já foi adiado em 2020 e está marcado para começar em 23 de julho, neste ano. Segundo a publicação, o governo japonês chegou a um consenso de que será "muito difícil" organizar o megaevento em meio à pandemia de coronavírus, ainda longe de ser controlada mesmo com a fabricação de algumas vacinas pelo mundo.

Há a preocupação, no entanto, de evitar que o país se queime com o Comitê Olímpico Internacional. De acordo com a fonte do jornal, a intenção do Japão é sediar a competição em 2032. "Ninguém quer ser o primeiro a dizer isso, mas o consenso é que é muito difícil. Pessoalmente, não acho que isso vá acontecer", afirmou a fonte do jornal.

A publicação vai contra o que disse Thomas Bach, presidente do COI, em entrevista dada ao jornal “Kyodo News”, também nesta quinta. Ele reiterou a confiança na realização dos Jogos de Tóquio em julho de 2021. Em meio ao crescimento do número de casos de Covid-19 no mundo e ao aumento das restrições no país asiático, os japoneses cada vez mais se mostram contrários à realização do evento.

"Nós temos, neste momento, nenhuma razão para acreditar que os Jogos Olímpicos de Tóquio não começarão no dia 23 de julho no Estádio Olímpico de Tóquio. Isto é porque não há plano B e porque estamos totalmente comprometidos em fazer estes Jogos seguros e bem-sucedidos", disse.

Porém pesquisa do próprio jornal aponta que 80% dos japoneses acreditam que os Jogos Olímpicos deveriam ser cancelados. Além disso, a população está reclamando muito sobre o fato de o Japão estar atrasado na questão da vacinação. Enquanto outros países já estão aplicando vacinas em seu povo, o Japão ainda não definiu isto.

De acordo com a fonte do jornal britânico, a ideia do governo japonês é respeitar as próximas duas edições já programadas das Olimpíadas - Paris 2024 e Los Angeles 2028. Tóquio, então, voltaria a se candidatar em 2025 para receber os Jogos de 2032.

"Suga não está emocionalmente envolvido nos Jogos. Mas eles querem mostrar que estão prontos para ir, para que tenham outra chance em 11 anos. Nessas circunstâncias, ninguém poderia realmente se opor a isso", afirma a fonte do jornal.


As Olimpíadas foram canceladas em 1916, 1940 e 1944 devido às Guerras Mundiais. Caso os Jogos de Tóquio sejam realmente cancelados, seria a primeira vez que o evento não aconteceria em tempos de paz. A missão do governo japonês, porém, seria evitar o enorme prejuízo financeiro e o desgaste com o COI.

Futebol - O Torneio de Futebol Olímpico de Tóquio 2021 está programado para acontecer de 22 de julho até 8 de agosto. No Masculino, são 16 vagas e 14 já foram preenchidas por Japão, Alemanha, Espanha, França, Romênia, Nova Zelândia, Egito, Costa do Marfim, África do Sul, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Austrália, Brasil e Argentina, restando apenas as duas seleções classificadas pela Concacaf.

Já no Feminino, 10 das 12 vagas já estão fechadas. Estão classificadas Japão, Brasil, Nova Zelândia, Grã-Bretanha, Países Baixos, Suécia, Canadá, Estados Unidos, Zâmbia e Austrália. Ainda falta a definição de mais uma vaga da Ásia e outra vinda de uma repescagem entre África e Conmebol.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações