A passagem de Ravanelli no Middlesbrough

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/Middlesbrough

Ravanelli marcando de pênalti diante do Liverpool

O Middlesbrough é um desses pequenos e tradicionais clubes ingleses. Casa de Juninho Paulista, um dos maiores ídolos da história do clube e de outros brasileiros como Doriva, o Boro viveu momentos interessantes nos anos 1990 em passagens pela Premier League. Um dos jogadores presentes durante um curto porém bom período foi o italiano Fabrizio Ravanelli, atacante italiano que completa 52 anos neste dia 11.

Ravanelli, apelidado de Penna Bianca na Bota, chegou ao Middlesbrough vindo direto da Juventus de Turim, logo após um título europeu conquistado diante do Ajax, o segundo e até hoje o último dos bianconeros. Chegou já se tornando o jogador mais bem pago do futebol inglês na época, o que justificou sua saída de Turim, num clube onde a brigar por títulos grandes era uma constante naquele período (e continua sendo nos dias atuais).

O impacto de sua contratação no Boro foi imediato. Na abertura da temporada 1996/1997 ele marcou uma tripleta diante do Liverpool, em um jogo disputado no Riverside Stadium, num alucinante 3 a 3 na abertura do campeonato. Um verdadeiro colosso no ataque, o camisa 11 marcaria ainda naquela temporada da Premier League outros 13 gols, que acabaram, porém, não evitando o rebaixamento do Middlesbrough, que aconteceu devido a uma punição que fez a equipe perder três pontos. 

O Penna Bianca não foi só bem na Premier League, marcou também vários gols na FA Cup e na Copa da Liga Inglesa, campeonatos onde em ambos os casos a equipe chegou até a decisão e acabou derrotada por Chelsea e Leicester City, respectivamente. Ele terminou a primeira temporada com absurdos 31 gols em 48 jogos, uma marca alta até para os padrões absurdos que vemos atualmente no futebol. 


Porém, a história de Ravanelli com o Middlesbrough durou pouco. Temperamental, o italiano nunca esteve satisfeito nem com a estrutura e nem com a rigidez dos horários operados no Boro e insatisfeito acabou sendo negociado já no início da temporada 1997/1998, sendo adquirido pelo Olympique de Marseille depois de jogar duas vezes e marcar um gol naquele início dos campeonatos. No total, jogou 50 partidas e marcou 32 gols na primeira passagem pela Terra da Rainha.

Ravanellli jogou profissionalmente até 2005, quando pendurou as chuteiras no Perugia. Ainda atuou pelo Derby County na Inglaterra, entre 2001 e 2003. Chegou a exercer carreira como treinador, mas nunca conseguiu obter grande sucesso na função, sendo seu último trabalho no Arsenal Kiev, em 2018.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações