Em 1967, o Racing tornava-se o primeiro time argentino campeão do mundo

Com informações do Racing del Alma
Foto: arquivo

A equipe do Racing que conquistou a Copa Intercontinental de 1967

Em um dia como hoje, 4 de novembro, há 53 anos, o Racing tocou o céu com as mãos com um grupo de heróis campeões mundiais. Era o primeiro time argentino a conquistar a Copa Intercontinental.

"Animais". É assim que os ingleses da época chamavam os argentinos, depois do que para eles a Copa do Mundo de 1966 havia sido violenta pela Seleção Nacional. A Argentina até aquele momento não tinha títulos mundiais de clubes ou nacionais, agregava respeito aos jogadores, mas precisava confirmá-lo com troféus. E Racing foi o primeiro campeão mundial.

O Racing de José tinha acabado de vencer o torneio local com uma série invicta de 39 jogos e a mais longa Copa Libertadores da história (eles disputaram 20 jogos), derrotando o Nacional de Uruguai na final. Na frente estava o Celtic da Escócia, o primeiro time das Ilhas Britânicas a ganhar uma Copa da Europa e nada mais nada menos que o Inter de Helenio Herrera, um time fantástico e vencedor. Eles queriam conquistar o Intercontinental e surpreender o mundo, mas à frente estava o Racing.

Três jogos foram disputados para essa final. O primeiro foi em Glasgow, perante 103.000 espectadores, que terminou com uma vitória dos locais por 1 a 0. O segundo foi em Avellaneda e nessa partida dizem que foram 120.000 pessoas. O confronto dos dois jogadores mais carismáticos naquele jogo ainda é lembrado, Johnstone (o melhor jogador de futebol escocês de todos os tempos) e o quarterback Perfumo. O Racing venceu por 2 a 1, com gols de Raffo e Cárdenas.


Não houve gol do visitante, nenhuma disputa de pênaltis. Houve uma terceira e definidora festa, mais tarde chamada de "batalha de Montevidéu" . Foi disputado na capital uruguaia em 4 de novembro de 1967, que marca hoje o 51º aniversário. A equipe Pizzutti formada com Cejas, Martín, Perfumo, Basile, Chabay; Rulli, Cardoso, a tigela de Maschio; Raffo, JJ.Rodriguez e o chango Cárdenas.

O que se segue a esta história é conhecido. Foi um jogo infernal por causa de quão intenso e duro foi, até que aos 11 minutos do segundo tempo, o chute de todos os tempos de Chango acertou a rede e declarou o título histórico para um time histórico.

A cidade inteira comemorou. Os torcedores de outros clubes, famílias inteiras, todos saíram de suas casas para aplaudir a primeira grande vitória do futebol argentino. Foi a conquista de um país, representado por este time de feras, de “bichos”, que ergueu a bandeira e mudou para sempre a história do futebol.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações