O terceiro e último título catarinense do Caxias de Joinville

Foto: Arquivo

Em pé: Juca, Puccini, Ivo Meyer, Arno Hoppe, Hélio e Joel;
Agachados: Filo, Boca, Cleuson, Didi e Carioca

Neste 12 de outubro de 2020, o Caxias Futebol Clube, da cidade de Joinville, está comemorando o seu centenário de fundação. Entre idas e vindas, envolvido até na fusão que gerou o Joinville Esporte Clube, voltou às atividades em 2000, mas atualmente licenciado, o Alvinegro teve na década de 50 o seu ápice. Campeão catarinense primeiramente em 1929, a equipe foi bicampeã estadual em 1954 e 1955.

Os anos 50 foram de glória para o Caxias Futebol Clube. Com a reestruturação feita pela diretoria, principalmente no elenco, o alvinegro joinvilense conquistou dois títulos estaduais seguidos, quebrando um jejum que vinha desde 1929, quando foi campeão pela primeira vez.

O primeiro deles veio em 1954. O Caxias chegou à decisão contra o Tubarão. No primeiro jogo, o Caxias venceu pelo placar de 4 a 2. No segundo, um empate em 2 a 2 garantiu o título para a equipe de Joinville. Porém, esta era teria mais um título e seria já no ano seguinte.


Em 1955, os dois primeiros confrontos entre as duas equipes, em Joinville e Blumenau, respectivamente, terminaram empatados em 2 a 2. O título foi conquistado em um campo neutro, em Florianópolis. Assim como no Citadino, o Caxias levou o título de forma invicta e teve ainda Didi como artilheiro, com seis gols.

Depois do bicampeonato, formando três títulos estaduais, o Caxias nunca mais conseguiu ser campeão na elite catarinense. O máximo que conseguiu de taças foram dois títulos na era do retorno, já nos anos 2000: a Série B de 2002 e a Série C de 2010. O Alvinegro até esboçou um retorno ao futebol neste 2020, ano do centenário, mas a pandemia de coronavírus abortou a pretensão do clube.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações