O maluco 2020 que no futebol traz Liverpool e United goleados no mesmo dia

Por Lucas Paes
Foto: Reprodução/Twitter 

Nunca se viu um dia onde dois gigantes foram trucidados como o último domingo

O ano de 2020, que ficará marcado pelos eventos terríveis ocorridos com a pandemia do coronavírus dá suas caras de estranheza também no futebol mundial. Pouco tempo depois do Barcelona ser completamente estraçalhado pelo Bayern na semifinal da Liga dos Campeões, a Premier League reserva um domingo onde os dois maiores clubes ingleses são simplesmente humilhados e sofrem goleadas há muitas décadas não vistas (pelo menos no caso dos atuais campeões). Apesar de qualquer brincadeira, os placares aplicados por Tottenham e Aston Villa sobre Manchester United e Liverpool, respectivamente, mostram o quanto a Premier League dessa temporada pode ser um campeonato interessante.

Na temporada 2019/2020, apesar dos detalhes matemáticos, a verdade é que o campeonato inglês estava definido há algum tempo. A vantagem aberta pelo Liverpool de Jurgen Klopp para cima do Manchester City de Guardiola era praticamente irreversível, com os Reds jogando num ritmo tão assustador que parecia que não cogitavam nem empate como um resultado aceitável em suas partidas. Apesar de tudo indicar que o time de Anfield segue favorito para a temporada 2020/2021, a goleada do Villa acende um alerta no clube.

Mas, no fatídico domingo, o jogo que ocorreu primeiro foi do Manchester United. Os Red Devils enfrentavam em Old Trafford o Tottenham, equipe que sob o comando de Mourinho apresenta desempenho bastante claudicante. Parecia que os comandados de Solskjaer venceriam mais um jogo quando Bruno Fernandes abriu o placar de pênalti. Mas uma atuação defensiva já desastrosa desde o início colocou o time londrino na frente do placar ainda aos 7 minutos. O duelo era equilibrado até a expulsão de Martial e com o que se viu a partir dali o placar ficou barato.

Poucas horas depois, o Liverpool sofreu uma derrota que no início parecia surpreendente. Apesar da falha clara de Adrián no primeiro gol, os atuais campeões controlavam as ações ofensivas, porém o dia não era dos Reds no Villa Park. O time da casa abriu 2 a 0 e até viu o Liverpool ameaçar reações com Salah, mas os gols sempre em horas precisas, num dia de atuação defensiva desastrosa do conjunto de Klopp e também de momentos de sorte dos mandantes fez o placar de 7 a 2 ficar até barato, diante das chances desperdiçadas principalmente depois do quinto gol, quando o time de Merseyside ficou nitidamente entregue.

A derrota dos atuais campeões representou a maior goleada sofrida pelo clube na era Premier League e também em muitas décadas. O resultado coloca o carismático alemão na história pela primeira vez num aspecto negativo, já que a mesma equipe que tirou o clube da cidade dos Beatles do jejum de títulos ingleses também sofreu a maior goleada da história do clube na Premier League. É importante que os Reds se recuperem rápido do baque sofrido, num jogo que deixa claro que Adrián parece não ter condições de envergar uma camisa da dimensão da que veste hoje. Depois da data FIFA, uma vitória no Merseyside Derby será essencial para botar as coisas no lugar em Melwood, principalmente com o perigosíssimo confronto com a Atalanta pela Liga dos Campeões se avizinhando.

Já o United, curiosamente, sofreu uma goleada parecida há quase nove anos, num contexto talvez muito pior: um clássico citadino contra o Manchester City. Em 2011, mesmo jogando no Old Trafford, os Red Devils, ainda sob o comando de Alex Fergunson e ainda antes da crise que assola o lado vermelho de Manchester desde 2013, o United sofreu uma goleada do Manchester City por 6 a 1, com uma atuação absurda dos Cityzens a partir dos minutos finais do jogo, num placar construído com quatro gols depois dos 44 minutos do segundo tempo. Aquele placar absurdo ficou para a história, mas é repetido pouco tempo depois, num assustador sinal que mostra que parece que os Red Devils não aprenderam com o tempo.


As goleadas, por mais que ocorram em circunstâncias incomuns, mostram o nível de competitividade que a temporada 2020/2021 pode vir a ter. Neste ano, o Villa empolga junto ao Everton com um início avassalador, num campeonato que mostra equipes de conceitos interessantes, como o Leeds United de Bielsa, que só não venceu o Manchester City por muito azar, o Leicester City de Rodgers, além de outros times perigosos, como, é claro, o Aston Villa, que meteu 7 a 2 no atual campeão e o próprio Tottenham, que tem bons nomes e pode oferecer problemas, além dos jogos sempre perigosos contra as equipes menores. 

O início perfeito desse ano vem do lado azul de Liverpool, dos Toffes, que têm jogado um ótimo futebol, enquanto o Manchester City de novo deixa pontos preciosos no início da competição, mas vê os Reds sofrerem uma goleada histórica que pode ou não trazer problemas a Anfield. Tudo está muito no início, porém parece que teremos um campeonato um pouco mais competitivo este ano. Resta saber se a expectativa se confirma ou se veremos, mais uma vez, Guardiola e Klopp monopolizarem a briga pela taça sem tomar conhecimento dos seus adversários. A única certeza é que a resposta com certeza virá com doses cavalares de jogos interessantes, que seguem mostrando porque sempre vale a pena parar para assistir a Premier League.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações