Karl-Heinz Riedle - O outro herói europeu do Borussia Dortmund

 Por Lucas Paes
Foto: Getty Images


Riedle foi um dos heróis na final da Liga dos Campeões de 1997

Completando 55 anos neste dia 16 de setembro, Karl-Heinz Riedle ficou conhecido ao longo de sua carreira pela sua eficiência na bola aérea. O atacante alemão passou por diversos clubes, vivendo bons momentos com mais de uma camisa, porém, foi vestindo o preto e amarelo do Dortmund que Riedle viveu o momento mais especial de sua carreira em clubes, pois o atacante virou o outro "herói" europeu dos aurinegros, junto a lenda do clube Lars Ricken

Riedle chegou ao Dortmund já bastante experiente, depois de uma passagem com números interessantes, porém sem grandes conquistas pela Lazio. Na sua segunda temporada pelo clube, ajudou os aurinegros a ganharem a Bundesliga, na temporada onde marcou mais gols vestindo a camisa do BVB. Seu time repetiu o feito na temporada seguinte, marcando um espaço para ele dentro da história do clube. 

Riedle, porém, ainda estava por viver seu momento mais especial vestindo amarelo e preto. Em 1997, a equipe do Borussia se classificou para a decisão da Liga dos Campeões e enfrentou na final, em Munique, a favoritíssima e atual campeã Juventus de Turim. O duelo, disputado no Olímpico de Munique no dia 28 de maio de 1997 indicava uma vitória bianconera, com a pressão total dos juventinos, jogando de azul. Até que, aos 29 minutos, num lance que pareceu cair do céu, Riedle dominou um cruzamento no peito e marcou um belíssimo gol para abrir o marcador.

Pouco depois, o atacante mostrou que não era chamado de Air Riedle a toa e marcou o segundo tento dos aurinegros numa cabeçada fulminante após cobrança de escanteio. Depois, apesar do gol de Del Piero dar alguma esperança aos italianos, Ricken entrou e marcou o gol do título no seu primeiro toque na bola no jogo praticamente, como já contado no texto sobre ele. Acabou assim, que Karl e Lars se tornaram os grandes heróis europeus do Borussia Dortmund.

Riedle deixou o Westfalenstadion ao fim daquela temporada, se transferindo para o Liverpool, onde acabou se tornando uma sombra para um tal garoto chamado Michael Owen. Encerrou sua passagem pelo clube com 35 gols em 111 jogos. Ainda atuou pelo Fulham antes de encerrar sua carreira no futebol. Em 2014, se tornou embaixador dos aurinegros, mostrando todo o tamanho de sua idolatria para o clube de Dortmund.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações