A passagem de Zé Elias pela Internazionale

Por Lucas Paes
Foto: EMPICS/Getty Images

Zé Elias atuou na Inter por duas temporadas

José Elias Moedim Júnior, mais conhecido por Zé Elias, é mais um dos talentos que o Brasil formou para o futebol nos anos 1990. Completando 44 anos neste dia 25, o volante era dono de boa técnica e também sabia vencer divididas e jogar sujo quando necessário, subindo muito jovem para o time principal do Corinthians. Mostrando grande talento e chamando atenção do futebol europeu, foi contratado pela Internazionale em 1997.

O volante chegou a Appiano Gentile junto a Ronaldo Fenômeno, num período onde a Inter tentava montar um time forte para bater de frente com a Juventus em solo italiano. Zé Elias tinha tido boa passagem pelo Bayer Leverkusen e já era observado por Moratti. Em pouco tempo, se tornou a terceira contratação mais cara de uma janela onde a Inter levou o Fenômeno, Simeone e Recoba, além de outros nomes. 

Voluntarioso e aguerrido, demorou a se tornar titular, mas a partir do final de 1997 se tornou figura chave no meio-campo da Beneamata de Gigi Simoni. Com confiança em alta, foi essencial em duas partidas da Copa da UEFA, com destaque para o gol na semifinal diante do Spartak Moscou. Foi titular na decisão, onde a Internazionale venceu a Lazio por 3 a 0. Na parte final da Série A, em rodadas marcadas por polêmicas com a arbitragem, a Inter não foi capaz de bater a Juve na briga pelo Scudetto.

Na temporada 1998/1999, com a saída de Simoni, perdeu espaço, em meio a um biênio caótico para a Beneamata. Sem conseguir se recuperar, aquela acabou sendo a sua última temporada vestindo a camisa azul e preta, ao fim daquele caótico período, onde a Inter terminou o campeonato apenas na oitava posição, ele deixou o clube rumo ao Bologna, buscando mais minutos.


Deixou a Inter tendo bons e maus momentos com a camisa nerazzurra. Fez no total 53 jogos pela gigante italiana, marcando três gols. A conquista da Copa da UEFA foi seu principal feito em terras europeias. Zé Elias esteve em atividade até 2009, quando se aposentou no futebol austríaco.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações