A importância de Kita para o título paulista da Inter de Limeira em 1986

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Kita comemora gol na decisão do Paulistão contra o Palmeiras 

Em 3 de setembro de 1986, ocorreu uma das maiores zebras da história do futebol paulista, quando a Inter de Limeira calou o Morumbi e conquistou o Campeonato Paulista diante do Palmeiras. Naquele dia, o primeiro gol foi marcado pelo grande destaque do time, o atacante e artilheiro João Leihtard Neto, vulgo Kita, que teve uma ótima passagem pelo Leão de Limeira naquele ano de 1986, depois de já ter jogado pelo Inter de Porto Alegre. 

Foi no Inter, por sinal, onde Kita estava antes de chegar a Limeira. Pelo Colorado, foi convocado para a Olimpíada de 1984. Chegou a Internacional de Limeira para reforçar o time que Pepe estava montando para a disputa do estadual, mas na primeira rodada, um choque de realidade numa derrota para o Palmeiras colocou dúvidas sobre o torcedor da Inter, que só foi ganhar seu primeiro jogo na terceira rodada, diante da ferroviária. 

Aos poucos, Kita foi sendo essencial na reação do time de Limeira, que ascendeu na competição e fez enorme campanha no segundo turno. Seus gols apareciam em profusão e fizeram a equipe alvinegra do interior paulista se classificar as semifinais com uma grande desempenho. Foi nesses duelos que desapareceu qualquer dúvida sobre o artilheiraço do Leão, quando se avizinhou um confronto dificílimo contra o Santos. 

Na primeira partida da semifinal, a Inter enfrentou o Peixe diante de uma Vila Belmiro abarrotada com a torcida santista. Mesmo com a pressão do que era a terceira maior torcida do país na época, o time de Limeira saiu na frente justamente com Kita, marcando de cabeça, não se intimidando com o hostil ambiente do alçapão santista. O duelo abertíssimo, que teve duas bolas na trave dos mandantes, contou também com ótimas intervenções de Rodolfo Rodriguez, antes de Gilberto Costa marcar o segundo dos visitantes, num golaço de fora da área e levar ótima vantagem para o Limeirão. No segundo jogo, o artilheiro marcou outro gol, na vitória por 2 a 1 dos limeirenses, o segundo, que fechou o caixão praiano.


Se já tinha mostrado seu talento na semifinal contra o Peixe, diante do Palmeiras, na final, depois de um 0 a 0 no primeiro jogo, ajudou o Leão a calar o Morumbi, marcando seu 23 gol na competição e abrindo o placar, com Tato dando números finais ao marcador e fazendo história. Até hoje, somente por quatro vezes (cinco se você contar o São Caetano em 2004) o Paulistão ficou com uma equipe do interior, sendo uma delas num torneio disputado só pelos times menores. Até 2014 a Inter era a única a vencer um time grande na decisão, mas naquele ano o Ituano venceu o Santos no pênaltis. 

Kita encerrou aquele Paulistão como artilheiro. Segundo números da Wikipedia, marcou 24 gols em 39 jogos com a camisa da Inter de Limeira, um desempenho que o levou ainda naquele ano ao Flamengo. Ele jogou até 1990, quando pendurou as chuteiras no Athletico Paranaense. O ex-artilheiro da Inter acabou nos deixando em 2015, com complicações de saúde relacionadas a diabetes e a um câncer. Eterno, porém, são as memórias dos gols que colocaram Limeira no mapa do futebol.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações