Os títulos estaduais do Piauí EC

Foto: Ademir Danilo / Revista Placar

Os campeões de 1985 - Em pé: Cícero, Sansão, Toreca, Ari, Galloti e Raimundo
Agachados: Catita, Sima, Xavier, Geraldo José e Hélio Baiano

Neste 15 de agosto de 2020, o Piauí Esporte Clube, agremiação que leva o nome de seu estado está completando 72 anos de fundação. O Enxuga Rato tem cinco títulos piauienses em sua história, o tetracampeonato entre 1966 e 1969 e o último em 1985.

Sem dúvidas que a maior era do Piauí foi nos anos 60. Antes, uma equipe que não fazia frente aos grandes do estado, em 1960 foi vice-campeão, repetindo o feito em 1961. Porém, o melhor viria na segunda metade da década.

Em 1966 conquistou o primeiro título de Campeão Piauiense, sob a presidência de Pedro Rocha e direção técnico de Ênio Silva, além do diretor de Futebol Reinaldo Ferreira, derrotando o Flamengo nas finais. Vitória por 4 a 0 e empate de 1 a 1.


O time campeão: Batista; Tuica; Nonato II; Aluísio e Chico; Nonato Leite e Pila; Quinha, Carrinho (Barbosa), Dunga e Sanega. O campeão Manuelzinho estava contundido e não jogou as finais. Mas o Piauí ainda continuaria a marcar sua história no futebol local.

Nos anos de 1967, 1968 e 1969, o Piauí conquistou mais três títulos de campeão. Era um legítimo tetracampeão e o penta ficou por um tris, já quem em 1970 foi vice-campeão. Ainda na década de 60, conquistou grandes vitórias na Taça Brasil e no Torneio Nordestão.

Na década de 70 e no início dos 80, o Enxuga Rato entrou em uma decadência. Porém, tudo mudaria em 1985. Sob a Presidência de João Gualberto Franco, o Piauí montou um grande time, com nomes que ficaram conhecidos, como o de Sima, o grande artilheiro da história do futebol estadual, chamado por muitos de "O Pelé do Piauí".


Pois naquele ano o Piauí, mesmo tendo perdido a final do Torneio Início, nos pênaltis, para o Flamengo, foi passando por todos os adversários e na final bateu o mesmo Flamengo e ficou com o título, o primeiro desde o tetracampeonato, 16 anos depois.

Depois do título de 1985, o Piauí nunca mais conseguiu repetir o feito. Foi vice em 1987, 2005 e 2014, além de outras boas campanhas, ficando entre os quatro primeiros. Porém, a torcida ainda tem fé que um título estadual voltará para as mãos do Enxuga Rato.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações