Os ídolos em comum de Fluminense e Athletico Paranaense

Com informações do Fluminense
Foto: arquivo Fluminense

Washington e Assis, o Casal 20, foram ídolos nos dois clubes

Segundo o Goole Maps, Fluminense e Athetico Paranaense estão a cerca de 850 quilômetros de distância um do outro, mas quando o assunto são ídolos, os dois clubes mostram grande aproximação. O casal 20, formado por Assis e Washington, e Washington, o Coração Valente, são adorados pelas duas torcidas e marcaram época nos dois times.

O Casal 20, uma das maiores duplas da história do Flu, chegou ao Tricolor em 1983. Os dois craques, que haviam passado pelo Athletico, permaneceram no Tricolor até 1987, conquistando três Campeonatos Cariocas (1983-1984-1985) e um Brasileiro (1984). Em 2015, tanto Washington quanto Assis, foram eternizados nas Laranjeiras e ganharam um busto na sede da Rua Álvaro Chaves.

Já Washington, o Coração Valente, teve duas passagens pelo Flu, em 2008 e 2010, e nas duas deixou a sua marca artilheira, como já havia deixado no clube paranaense entre 2004 e 2005, sendo que no primeiro ano foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro.

Confrontos importantes - A primeira partida entre as duas equipes aconteceu no dia 30 de janeiro de 1935, onde o Fluminense saiu vencedor pelo placar de 4 a 0, em um amistoso realizado em Curitiba. Novamente, em uma partida amistosa realizada no dia 26 de janeiro de 1947, o Fluminense foi o campeão da Taça V.C Borba ao vencer o Furacão com uma goleada de 4 a 0. Os gols tricolores foram marcados por Careca (2 vezes), Juvenal e Orlando Pingo de Ouro. Em 1970, ao empatar com o Athletico por 1 a 1, fora de casa, com gol de Mickey, o Fluminense habilitou-se para o quadrangular decisivo do Campeonato Brasileiro, conquistado naquele ano.

Em 2007, os clubes enfrentaram-se em jogo válido pela Copa do Brasil, o Fluminense saiu com uma vitória de 1 a 0 sobre o Athletico-PR, em plena Arena da Baixada. O único gol da partida foi marcado por Adriano Magrão. Com o resultado, o Flu foi às semifinais, desclassificando o Brasiliense. O Tricolor foi campeão do torneio depois de bater o Figueirense por 1 a 0, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

Em 2008, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Athletico-PR pelo placar de 3 a 0, os gols foram marcados por Dodô, Conca e Somália. No returno, o Flu venceu por 3 a 1, de virada, na Arena da Baixada. O responsável pelo placar foi Washington, o coração valente, duas vezes em cobrança de penalidade, e uma de cabeça.

No dia 30 de junho de 2011, o Tricolor venceu o Athletico pelo placar de 3 a 1, com gols de Mariano e Ciro (duas vezes). A partida, que aconteceu no Estádio do Engenhão, era válida pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro, marcou a despedida de Darío Conca, vendido para o Guangzhou Evergrande, da China.


No dia 20 de abril de 2016, no Estádio Municipal de Juiz de Fora, os dois clubes decidiram a Copa da Primeira Liga. O Fluminense sagrou-se campeão da competição, ao vencer a final por 1 a 0, com o gol do título assinalado por Marcos Júnior. O time era formado por: Diego Cavalieri, Giovanni (Douglas), Gum, Henrique e Wellington Silva; Pierre, Cícero, Gerson (Edson) e Gustavo Scarpa; Osvaldo (Marcos Junior) e Magno Alves, tendo Levir Culpi como técnico.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações