O tetracampeonato do Paulistano - A coroação dos "reis" da era amadora em SP

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

O Paulistano é até hoje o único tetracampeão do Paulistão

O Paulistano é provavelmente o time de mais sucesso da "era amadora" do futebol paulista. Entre 1905 e 1930, o alvirrubro conquistou um total de 11 títulos, sendo uma das casas de um certo jogador chamado Arthur Friedenreich, vulgo El Tigre, melhor jogador brasileiro nos idos tempos do amadorismo e provavelmente primeiro grande craque do ludopédio nacional. Entre 1916 e 1919, o time da capital conseguiu um feito até hoje jamais repetido: o tetracampeonato seguido do Campeonato Paulista, na liga da APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos). O Corinthians terá a chance de conseguir na final de 2020.

Todos os torneios conquistados pela equipe tiveram formato de pontos corridos. A primeira conquista veio depois de um dos piores períodos da história do clube. Depois de vender o Velódromo e ver seu quadro associativo diminuir assustadoramente, o Paulistano fez excelente campanha no campeonato de 1916. Mandando seus jogos no Estádio da Floresta, o Paulistano venceu nove jogos, empatou um e perdeu dois, vencendo o título após uma goleada sobre o Santos na Vila Belmiro por 5 a 2. O clube fez também o artilheiro do campeonato, Mariano, com oito gols.

Em 1917, a equipe venceu novamente a competição. Triunfou num total 12 jogos, empatou um e perdeu outro, garantindo mais uma vez o título. O que seria importante ao final daquela campanha seria a volta de Friedenreich, que havia sido artilheiro da liga pelo Ypiranga. Em 1918, com o retorno de sua principal estrela, o terreno para o tri estava preparado. Além do reforço dentro de campo, o clube finalmente conseguiu uma sede fixa, no bairro Jardim América, que foi essencial na continuidade do sucesso.

Em 1918, o Fried só não fez chover em campo quando estava jogando pelo Paulistano. Foram 23 gols, que lhe deram a artilharia disparada do Campeonato Paulista e garantiram mais uma conquista para a galeria do clube. A campanha registrou 13 vitórias e três derrotas em 16 jogos, desempenho suficiente para ficar a frente do Corinthians, que perdeu um jogo a mais durante o torneio. Aquele campeonato, coincidentemente com a situação do atual, também havia sido paralisado por causa de uma pandemia, só que na época a causadora foi a gripe espanhola, uma das doenças mais mortais da história da humanidade. O torneio de 1918 só terminou em 1919.

O quarto título seguido veio com muito mais dificuldade. O início dos alvirrubros no certame foi muito claudicante, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas nas seis primeiras partidas. A sexta derrota, para a AA São Bento, causou medidas drásticas no dia a dia dos jogadores, que passaram a ter uma concentração regrada, com horários para dormir, acordar, exercícios e regulamentações, tudo pensado para conquistar o título. Deu certo e uma sequência de vitórias colocou o time no rumo da disputa tripla com Palestra Itália e Corinthians pela taça.


A decisão, na última rodada, no dia 21 de dezembro de 1919, uma tarde de domingo, envolvia um confronto do Paulistano contra o Corinthians, no campo da sede do Jardim América. O deslocamento dos torcedores era feito através dos bondes, que estavam muito lentos e causaram uma procissão a pé para o estádio, no meio de uma chuva torrencial em São Paulo. O gramado, castigado pelo jogo entre os reservas das duas equipes antes da decisão, viu um jogo duro. Zito abriu o placar, Friedenreich ampliou num golaço de longe. No segundo tempo, Garcia até diminuiu, mas outro gol do Tigre e um de Agnello definiram o placar em 4 a 1 para o Paulistano. O tetra estava garantido, para grande festa no clube. O artilheiro foi mais uma vez o craque Friedenreich, com 26 gols.

O penta quase veio no ano seguinte, mas o Palmeiras, na época Palestra Itália, quebrou a hegemonia no jogo desempate em 1920. O último dos 11 títulos do Paulistano foi conquistado em 1929. Hoje o clube, que não disputa futebol profissionalmente, tem um sucesso maior no Basquete, onde conquistou inclusive o título brasileiro em 2018. Já no Campeonato Paulista, ainda hoje se espera por um tetracampeonato seguido de algum outro clube, mesmo depois de mais de 100 anos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações