Givanildo Oliveira atuando pelo Corinthians

Foto: arquivo

Givanildo em ação pelo Corinthians

Ídolo do Santa Cruz e treinador consagrado fora do "famoso eixo Rio-São Paulo", Givanildo Oliveira está completando 72 anos neste 9 de agosto. Em sua época de jogador, era um excelente volante, que fez parte do grande time da Cobra Coral no final da década de 1970, e esteve no elenco do Corinthians na época da invasão no Maracanã e que tirou o time da fila em 1977.

Givanildo nasceu em Olinda, cidade histórica vizinha de Recife e em 1967 chegou ao Santa Cruz, ainda nas categorias de base. Logo se destacou e subiu para o profissional, onde estreou em 1969 e já se sagrou campeão pernambucano, repetindo o feito em 1973. Em 1976 estava tão bem que foi convocado para a Seleção Brasileira e, em seguida, o Corinthians o contratou.

O Timão tinha investido alto em três grandes contratações que poderiam realmente dar certo. 2,5 milhões de cruzeiros em Givanildo, mais os 1,2 milhões de cruzeiros ao meia Neca, que vinha do Grêmio, e mais 500 mil cruzeiros ao atacante João Paulo do XV de Piracicaba.

Givanildo chegou ao Corinthians em setembro de 1976 para a disputa do Campeonato Brasileiro do mesmo ano, onde participou da épica campanha que levou o time ao vice campeonato. Em 1977, com a contratação do técnico Oswaldo Brandão, Givanildo não quis entrar em uma nova disputa pela posição. Era sacado constantemente da equipe, além dos boatos sobre o interesse do alvinegro por Caçapava e Falcão.


Magoado, Givanildo pedia para ir embora! Mesmo com uma permanência relativamente curta no Parque São Jorge, o volante é lembrado até hoje pelo ótimo futebol que apresentou, sempre dedicado e incansável dentro de campo. Na bagagem que levou de volta para Recife, estava o importante título paulista de 1977, que tirou o Timão da fila.

Mesmo que boa parte da torcida alvinegra não se lembre, ele também participou naquela campanha histórica, atuando em algumas partidas. Pelo Corinthians disputou 52 jogos. Venceu 28, empatou 9 e perdeu 15. Marcou 2 gols.

Givanildo voltou ao Santa Cruz onde foi bicampeão pernambucano entre 1978 e 79. Jogou também no Fluminense (campeão carioca em 1980) e nesse mesmo ano foi transferido para o Sport, onde foi tricampeão pernambucano (1980, 1981 e 1982), pendurando as chuteiras e iniciando a carreira de treinador no CSA, ainda em 1982.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações