A carreira de Louis Van Gaal como jogador

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Van Gaal atuando pelo Sparta Rotterdam

Completando 69 anos neste dia 8 de agosto, Louis Van Gaal é um dos mais conhecidos e célebres treinadores do futebol mundial. Entusiasta do jogo ofensivo, o holandês conquistou diversas taças nos clubes onde passou, ficado marcado principalmente por seus anos comandando o Barcelona, o Bayern e, é claro, o Ajax, onde ganhou praticamente todos os títulos possíveis. Antes de se tornar treinador, porém, Van Gaal também fez carreira como um bom meio campista.

A trajetória de Van Gaal dentro das quatro linhas começa no Ajax, onde chegou a segunda equipe no início da década de 1970. Porém, pelos Gondozen, nunca conseguiu entrar em campo, já que na época sofria com a concorrência dos maiores nomes da história do clube dentro de campo. Acabou transferido ao futebol belga, onde foi jogar pelo Royal Antwerp. Inicialmente um reserva, teve boa participação na temporada de 1975/1976, onde jogou 25 jogos e fez seis gols. Depois da temporada seguinte, deixou o Campeonato Belga para voltar a Eredivisie, onde jogaria pelo Telstar. Fez 57 jogos e 11 gols pelo time da Antuérpia.

Ficou apenas uma temporada na equipe do Telstar. Naquele biênio 1977/1978, a equipe acabou rebaixada para a segunda divisão na lanterna da competição. Ele atuou em 25 partidas e marcou um gol. Ao fim daquele período, se transferiu para o Sparta Rotterdam, onde viveria os melhores momentos de sua carreira como atleta e viraria ídolo do clube.


Foram oito temporadas vestindo a camisa dos Kasteelheren. Por lá, fez partes de equipes que chagaram em algumas vezes as semifinais da KNVB Cup, além de jogar duas edições da Copa da UEFA. No total, jogou 261 jogos e marcou 26 gols pelo time de Roterdã, ficando na história como um dos grandes nomes do clube. Ao final da temporada 1985/1986, deixou o Sparta rumo ao AZ Alkmaar. Por lá, jogou 17 jogos e não marcou nenhum gol. No total, jogou 360 jogos e marcou 38 gols como atleta.

No AZ, começou a trabalhar como auxiliar técnico, o que o levaria a se tornar treinador e em 1991 começar sua carreira na casamata no Ajax, onde ganharia quase todos os títulos possíveis e ficaria mundialmente reconhecido como um grande treinador. Hoje, Van Gaal curte a aposentadoria, anunciada em 2019.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações