Como foi a negociação para Sócrates chegar ao Timão em 1978

Foto: Arquivo Corinthians

Sócrates, com Vicente Matheus e outros dirigentes, em sua apresentação no Timão

Há exatos 42 anos, em 20 de agosto de 1978, Sócrates, um dos maiores ídolos da história do Timão, estreava pelo Corinthians em um empate contra o Santos, em 1 a 1. Porém, até chegar à esta data, várias histórias de bastidores, sob o comando do astuto e folclórico presidente Vicente Matheus, fizeram parte de uma das mais disputadas contratações do futebol brasileiro.

Sócrates foi revelado pelo Botafogo de Ribeirão Preto e logo quando apareceu ele já foi sondado por grandes clubes. Porém, ele fazia Faculdade de Medicina na cidade e queria terminar o curso e isto tornava complicada a sua saída do Pantera. Porém, mesmo assim, as sondagens apareciam sempre.

Chegando em 1978, Sócrates terminou o curso de Medicina e isto fez com que vários times ficassem de olho no "Doutor". Havia uma certa predileção pelo Timão, tudo porque ele, ainda no Botafogo, se adaptou ao estilo de jogo de Geraldão, que já tinha ido ao Corinthians antes. Porém, o time de Ribeirão Preto estava propenso a negociá-lo com o São Paulo.

Sabendo que o São Paulo estava no páreo para contratar Sócrates e que o Tricolor precisava negociar o volante Chicão, para concretizar o negócio com o Botafogo de Ribeirão Preto, Vicente Matheus entrou "no jogo". Primeiro, ligou para os dirigentes do Morumbi e ofereceu Cr$ 5 milhões (sim, na época, a moeda brasileira era o Cruzeiro). Depois marcou um almoço com os cartolas do rival.


Porém, a astúcia de Vicente Matheus era grande. Para o almoço, ele mandou o seu irmão Isidoro, que enrolava os dirigentes sãopaulinos falando que iria comprar Chicão. No mesmo instante, o presidente do Timão estava em Ribeirão Preto, negociou com o Botafogo e comprou o passe de Sócrates com o dinheiro que tinha no próprio bolso.

A partir daí, todos nós já sabemos. Sócrates fez história no Parque São Jorge e foi uma das figuras mais importantes na história da Corinthians. O Doutor da Bola ultrapassou as barreiras do futebol e lutou por causas políticas dentro do Clube, na época da Democracia Corithiana. E foi graças a Vicente Matheus que nós corinthianos podemos nos orgulhar desta história. “Eu era santista, mas me tornei corinthiano. Não tem como não virar a casaca no Corinthians!”, declarou Sócrates em uma entrevista feita pela Rádio Trip.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações