A espetacular passagem de Aloísio pelo Porto

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Aloísio jogou durante muitos anos no Porto

Portugal é um dos países onde mais jogadores brasileiros fizeram sucesso em suas passagens, com alguns casos de atletas brasucas fazendo mais sucesso nas terras lusitanas do que no próprio Brasil. Entre os diversos jogadores daqui que viraram ídolos no futebol lusitano, um deles é o ex-zagueiro Aloísio, que completa 57 anos neste dia 16 de agosto e que é um dos grandes ídolos da história do Porto. 

Aloísio chegou aos Dragões em 1990, depois de dois anos onde chegou a jogar bastante pelo Barcelona, ainda que não fosse exatamente um titular absoluto. Se não era exatamente um ídolo em Barcelona, caiu rapidamente nas graças da torcida em Portugal, já ajudando o Porto a ganhar a Copa de Portugal na sua primeira temporada pelo clube, onde atuou em 52 partidas e marcou um gol. Em pouco tempo, já era adorado pela torcida portista.


Nos anos em que se seguiram, Aloísio foi um dos maiores responsáveis por um dos maiores períodos da história do Porto nacionalmente. Entre as temporadas de 1990/1991 e 1998/1999, apenas em duas o campeonato português não foi parar no antigo Estádio das Antas. Entre 1994 e 1999, o Porto conquistou cinco títulos portugueses seguidos, um recorde até hoje dentro do país. Além de sete ligas, conquistou ainda cinco Copas de Portugal e outras sete Supercopas. 

Dono de grande físico e de boa qualidade, permaneceu jogando regularmente como titular até o fim de sua trajetória vestindo azul e branco, fato que se deu no ano de 2001. Aposentou-se do futebol na metade daquele ano. Jogando pelos Dragões, foram 474 jogos e 18 gols, em 11 anos vestindo a camisa portista. Acabou tendo poucas chances na Seleção Brasileira devido a forte concorrência da época, mas tem para sempre um lugar entre os grandes ídolos do Porto.


Ainda viveu outra grande história ao lado do clube quando fez parte da comissão técnica na temporada 2003/2004, quando sob o comando de José Mourinho, o Porto levou seu segundo título da Liga dos Campeões. Aloísio vive em Portugal até hoje, sendo atualmente um empresário. Não a toa é um dos maiores ídolos da história do Dragão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações