"Da Lama à Grama" conta histórias da Série B2 do Rio

Foto: divulgação

Kleber Monteiro e sua obra

As divisões de acesso pelos estados Brasil afora rendem diversas histórias e, apesar de quase sempre os jogos destas competições não tem grandes públicos, surgem materiais interessantes contando sobre elas. Este é o caso do livro "Da Lama à Grama", escrito por Kleber Monteiro, que fala sobre o Campeonato Carioca da Série B2 de 2019.

Professor de Biologia da rede pública estadual, amado por seus alunos. Tijucano, carioca, brasileiro e português - ao mesmo tempo. Torcedor apaixonado do Fluminense. Fã incondicional de vinhos. Autor de tiradas sagazes que fazem os interlocutores caírem na gargalhada. Tudo isso e muito mais pode definir quem é Kleber Monteiro. 

O seu texto, bem-humorado, leve e rico de detalhes, domina "Da Lama à Grama", seu primeiro livro. Nele, Kleber fez uma verdadeira viagem ao centro da Terra, mergulhando num universo praticamente desconhecido para dezenas de milhões de fãs de futebol: a disputa da terceira divisão profissional (assim digamos), a Série B2, como oficialmente é sua nomenclatura, do Rio de Janeiro.

Para isso, Kleber fez viagens pelo estado que, somadas, dão milhares e milhares de quilômetros; viu jogos de todos os times da competição; conversou com jogadores e outros personagens das partidas do torneio que teve o EC Rio São Paulo como campeão

Muitas vezes foi uma testemunha quase solitária de jogos completamente fora da mídia esportiva. E a tudo isso impôs o seu molho pessoal, ao mesmo tempo com irreverência, argúcia e sendo de humanidade. "Da Lama à Grama" é um livro desbravador e que foge do óbvio, às vezes excessivamente presente na literatura de futebol.


Além dos jogos, que por si somente formam um livro único, o autor captou toda a atmosfera que cercava as partidas, desde fatos engraçados e até jocosos como dramáticos e reflexivos, captando uma realidade muito diferente da vivida pelos grandes clubes brasileiros. “Da lama à grama” é, desde já, um registro histórico.

Para adquirir o livro, produzido pela Vilarejo Metaeditora, é só entrar em contato com com o próprio autor, em seu Facebook pessoal ou no telefone (21) 99791-5589. Ele também está disponível no Sebo X, que fica na Praça Tiradentes, 9, Sala 601, no Centro do Rio de Janeiro.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações