Rico em sua história, Linense celebra 93 anos de fundação

Com informações da FPF
Foto: divulgação Linense

O Clube Atlético Linense foi fundado em 12 de junho de 1927

No dia 12 de junho de 1927, futebolistas da cidade de Lins, interior de São Paulo, se reuniram para fundar a Associação Esportiva e Recreativa Linense. Nesta sexta-feira, dia 12, sob o nome oficial de Clube Atlético Linense, o Elefante da Noroeste completa 93 anos de sua bela história.

Três anos após sua fundação, o clube passou por um processo de reorganização, mudando seu nome, como hoje é conhecido. Além disso, também foram definidas as cores dos uniformes (vermelho e preto). Nesse tempo, o time de Lins realizou uma série de partidas amistosas, passando, também, a participar de competições amadoras regionais.

Mas no final de 1943 a diretoria decidiu filiar-se à Federação Paulista de Futebol. Desta forma, no ano seguinte, participou pela primeira vez do Campeonato do Interior, disputando a competição até estrear no Campeonato Paulista de 1947. No ano seguinte à sua estreia, chegou à final da Segunda Divisão, mas acabou não conseguindo o acesso para a Série A3, por ter perdido para o XV de Piracicaba, por 5 a 1.

Depois de esbarrar mais uma vez no acesso para a A3, em 1951, sendo derrotado na final pelo XV de Jaú, por 4 a 2, o time de Lins cravou o acesso no ano seguinte. Na ocasião, derrotou a Ferroviária por 3 a 0, na final. Permaneceu na divisão até 1957 e depois de disputar a Segunda Divisão, no ano seguinte, encerrou suas atividades por dois anos. Após retomar as atividades, o Linense revezou entre as Séries A2 e A3, até 1993, quando entrou em recesso novamente, retornando somente em 1998.

O título de 2010 - O ano de 2010 é considerado o mais marcante de sua trajetória. Depois de bela campanha na primeira fase da Série A2, terminando na segunda colocação, com 40 pontos, o clube ficou entre as oito equipes que se classificariam para a fase seguinte. Foram 12 vitórias, quatro empates e três derrotas nessa etapa, sendo que o líder União São João teve o mesmo retrospecto, terminando na liderança devido ao melhor saldo de gols.

A fase seguinte também foi muito acirrada. Os oito classificados foram divididos em dois grupos com quatro participantes, jogando dentro dos respectivos grupos em turno e returno. Apenas os líderes de cada grupo conquistariam o acesso à A2, sendo que o time de melhor campanha seria coroado campeão. Desta forma, o Linense levantou o caneco apenas na última rodada, mesmo empatando diante do São Bernardo FC, chegando aos mesmos 13 pontos que o líder do outro grupo Noroeste, mas o desempate veio no saldo de gols. Assim, o clube de Lins retornava à elite do futebol paulista em grande estilo após 53 anos.


História recente - Depois disso, a equipe permaneceu na primeira divisão por oito anos consecutivos. Inclusive, em 2014 mesmo terminando na 16ª colocação do torneio, a última antes da zona do rebaixamento, a equipe quase se classificou para a segunda fase do Paulistão, ficando apenas dois pontos atrás do Penapolense.

Porém, no ano seguinte, o Elefante da Noroeste foi campeão da Copa Paulista, conquistando vagas para o Brasileirão Série D e Copa do Brasil, em 2016. Mesmo jogando bem, acabou sendo eliminado ainda na primeira fase da copa nacional, empatando os dois jogos contra o Botafogo-PB, por 1 a 1, e perdendo a vaga nos pênaltis. Já pela Série D, o clube foi mais longe e chegou até a segunda fase, sendo eliminado pelo Ituano.

Em 2017, o Linense chegou à segunda fase do estadual, ao se classificar em segundo do Grupo B, com 17 pontos, apenas três atrás do líder São Paulo. No entanto, foi eliminado pelo próprio Tricolor nas quartas de final. Nas duas últimas temporadas, o clube de Lins colecionou dois descensos e atualmente ocupa a sétima colocação do Paulistão A3.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações