O começo de Platini no Nancy

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

O Nancy foi o clube onde Platini se profissionalizou

Michel Platini foi enquanto atleta um dos maiores e melhores jogadores da história do futebol mundial. Dono de qualidade e classe implacáveis, o meia francês, que completa 65 anos neste dia 21, teve uma carreira vitoriosa dentro das quatro linhas, sendo considerado um dos grandes jogadores da história dos Bleus, precedendo nomes como Cantona e, é claro, o gigante Zidane, que deu o primeiro mundial aos franceses. O começo da trajetória dele foi no Nancy-Lorraine.

Na base, Platini sofreu devido a problemas com seu físico franzino, ficando constantemente no banco do Joeouf. Aos 16 anos, em um amistoso contra o Metz na sua categoria, chamou a atenção, mas acabou não passando numa avalição devido mais uma vez ao seu físico a supostos problemas respiratórios. Sem conseguir jogar por lá, acabou entrando nas categorias de base do Nancy, onde finalmente foi conseguindo espaço.

Sua estreia oficial pelos Chardons ocorreria somente depois de se recuperar de uma lesão séria que teve jogando pelos reservas. Jogou contra o Nimes em 3 de maio de 1973, já no finalzinho da temporada 1972/1973. Foi nessa temporada em que marcou seu primeiro gol como profissional, terminando o biênio com quatro jogos e dois gols. Na campanha seguinte, é constantemente titular da equipe, mas novamente marca apenas duas vezes. Sofreu uma fratura no braço em um jogo contra o Nice e não conseguiu ajudar seu time a evitar o rebaixamento. Foram 24 jogos e dois gols em 1973/1974.

Na temporada seguinte, jogando na segunda divisão, foi o grande destaque do acesso do clube, marcando 17 jogos em 32 jogos. Ainda conseguiu incríveis 13 gols na Copa da França, terminando a temporada com 30 gols em 38 jogos. O Nancy acabou campeão do Grupo B da Ligue 2, sendo esse o primeiro título do craque francês. Foi o nascimento de um craque, já que a partir dali a carreira de Platini só decolaria.


Apesar de já ser um destaque do time, apenas em 1976 pode assinar seu primeiro contrato profissional com o ASNF. Na temporada de 1977/1978, ajudou o Nancy a ganhar seu primeiro grande título histórico, quando acabou por ser um dos destaques da conquista da Copa da França. Marcou 7 gols na competição, sendo o mais importante o que valeu o título na decisão diante do Nice. Isso aconteceu pouco antes da sua participação na Copa do Mundo de 1978, na Argentina.

Seu futebol obviamente chamava a atenção de times grandes e ao fim da temporada 1978/1979, quando sofreu com vaias devido ao desempenho ruim da França na Copa do Mundo, acabou recebendo propostas de Saint-Ettiene e PSG, da própria Ligue 1 e da Inter, do na época incrível Campeonato Italiano. Apesar da resistência do presidente do Nancy, acabou fechando com o Saint-Ettiene, que na época era o maior time do país. Foram 181 jogos e 98 gols pelo Nancy, nos sete anos em que esteve por lá.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações