Didi e o primeiro gol da história do Maracanã

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

O lance do gol de Didi na inauguração do estádio

Neste dia 16 de junho completam-se 70 anos da inauguração do estádio que é possivelmente o mais famoso templo do futebol em todo o mundo. Construído para abrigar jogos da Copa do Mundo de 1950, o Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, foi inaugurado num dia como este em 1950, com um amistoso entre a Seleção Carioca e a Seleção Paulista. Coube ao craque Didi a honra de marcar o primeiro gol da história do gigante de concreto.

A construção do Maraca se iniciou em 1948. Inicialmente ela envolveu uma briga política entre o na época deputado federal Carlos Lacerda e o prefeito do Rio de Janeiro, Marechal Ãngelo Mendes de Moraes. Depois de ser decidido o local da construção, o projeto aprovado previa um estádio para 155 mil pessoas. A construção iniciou em 1948 e durou, obviamente, até 1950.

A inauguração do estádio envolvia um jogo amistoso entre a Seleção Carioca e a Seleção Paulista. Na época, o futebol brasileiro tinha como campeonato nacional um torneio de seleções estaduais enquanto os clubes disputavam os campeonatos estaduais. Aquele duelo, porém, era apenas um amistoso, quase um pequeno adicional a linda festa feita para inauguração do que na época era o maior estádio do mundo.


O duelo teve seu primeiro gol, feito histórico, marcado logo aos 10 minutos do duelo. Coube a Didi, famoso pela "folha seca" e campeão mundial pelo Brasil em 1958 e 1962. Curiosamente, o goleiro Osvaldo, que jogava na Seleção Paulista na época, reclamou impedimento na jogada, como contou em entrevista ao portal Globoesporte em 2013. Aquele gol seria apenas o primeiro passo da carreira de um dos maiores e menos reconhecidos craques do Brasil.

Ainda no primeiro tempo, Augusto marcou o gol de empate dos paulistas. No segundo tempo, jogando melhor, os visitantes viraram o jogo na etapa final com Ponce de León e Augusto novamente marcando os gols da vitória por 3 a 1, colocando uma água no chopp da inauguração do Maracanã. Aquela foi apenas a primeira história de um estádio que viu muita coisa, desde Pelé até Neymar e que hoje vive um dos capítulos mais complicados de sua história, sendo vizinho de um hospital de campanha da pandemia do coronavírus.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Muito bom o artigo ! Gostaria que se fosse possível a publicação da duas escalações e em qual equipe jogava o artilheiro AUGUSTO ! Sabemos que DIDI jogava no Fluminense e Ponce de Leon,no São Paulo ! Obrigado .!

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações