Governo de São Paulo libera retorno de times aos treinos

Por Pedro Ivo Almeida / UOL
Foto: Marcelo Pereira / Secom / PMSP

Dirigentes de clubes estiveram com o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, na semana passada

Os times paulistas estão liberados para voltar a treinar. O aval foi dado pelo Comitê de Contingência do coronavírus em São Paulo, que analisava o protocolo apresentado pela Federação Paulista de Futebol na última semana. Restando o ok oficial de João Dória previsto para esta quarta-feira (17), as equipes agora precisarão seguir as etapas e recomendações do documento que explica a retomada.

Os principais passos a serem seguidos incluem, na ordem, testagem, educação e conscientização, retomada com trabalho individual e, por fim, proteção e higiene. Até o isolamento mínimo foi mencionado.

"Acabei de receber um 'ok' do Rodrigo Garcia [vice-governador]. Já repassei ao Reinaldo [Carneiro Bastos, presidente da FPF] e ao Moisés [Cohen, chefe médico da FPF]. Agora é aguardar o anúncio do Dória [João, governador de São Paulo] e iniciar essa retomada gradual, seguindo todos os protocolos", disse o Delegado Olim, presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado de São Paulo (TJD-SP), e interlocutor da entidade.

Treinos no fim de semana - Inicialmente, os times realizarão os testes para a covid-19 em elenco, comissão técnica e funcionários que frequentam o ambiente de treinamento. Com os resultados em mãos, após um intervalo de 48h a 72h, os profissionais aptos poderão começar iniciar as atividades - algo previsto para o próximo fim de semana.

Os principais clubes de São Paulo tiveram uma reunião com a prefeitura de São Paulo na última semana. No encontro, os dirigentes entregaram o protocolo ao Centro de Continência do coronavírus de São Paulo, órgão do governo estadual. O documento é o que será utilizado agora pelos clubes para voltarem a treinar.


Vale lembrar que ainda não há previsão para a retomada dos jogos. Existe, entretanto, uma tendência de que as partidas voltem a acontecer após um mínimo de 20 dias de "pré-temporada".

Confira o protocolo que será adotado pelos clubes paulistas:

- Todos os envolvidos nos treinamentos (atletas, comissão técnica e demais profissionais) serão testados antes do início das atividades e a cada mudança de fase de treinos;

- É obrigatório o uso de máscaras a todos, exceto aos atletas apenas durante as atividades físicas;

- Haverá processo constante de educação e reforço sobre as medidas de prevenção à doença a todos os profissionais;

- A retomada dos treinos respeitará as recomendações de distanciamento físico, iniciando com trabalhos individuais, ao ar livre;

- Profissionais deverão ter equipamentos de hidratação individuais;

- Todos envolvidos nos treinamentos deverão manter a rotina apenas de casa-treino-casa, mantendo o isolamento social como premissa.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações