O Grêmio campeão brasileiro de 1981

Foto: Arquivo Grêmio
Com informações do Grêmio

O Grêmio campeão brasileiro de 1981

No dia 03 de maio de 1981, há exatos 39 anos, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense conquistava pela primeira vez o título de Campeão Brasileiro, 10 anos depois do nascimento da competição. O título foi conquistado em cima do São Paulo FC, em pleno Morumbi.

A data marcou de forma definitiva a história do Clube que, a partir deste feito, passou a vislumbrar muito mais além das fronteiras regionais e a ser respeitado em todo o país pelo futebol aguerrido e competitivo que levava o time às vitórias mesmo teoricamente inferior ao adversário. Foi assim na grande final da competição.

O São Paulo, comandado por Carlos Alberto Silva, tinha 7 jogadores de seleção e, sem dúvida nenhuma, era o grande favorito para a conquista do título. O Grêmio entrou no Morumbi lotado por mais de 95 mil pessoas com a vantagem de ter vencido o primeiro jogo, no Olímpico, por 2 a 1.

Nos primeiros minutos de pressão são-paulina, o Tricolor soube segurar-se atrás levando perigo nos contra-ataques puxados por Tarciso e Odair. O experiente Leão, defendendo a meta gaúcha, era um gigante embaixo das traves lutando contra o poder ofensivo dos paulistas.


Aos 19 minutos da segunda etapa, Paulo Roberto levantou a bola sobre a área adversária. Renato Sá, que havia entrado no lugar de Odair, ganhou de cabeça recuando a bola em direção ao atacante Baltazar, na entrada da área. O goleador gremista dominou a bola no peito e sem deixar cair concluiu de perna direita. O chute preciso encontrou o ângulo de um atônito Valdir Peres que, sem esboçar reação, apenas observou a bola descer pela rede de sua meta. Se o empate sem gols já dava o título ao Grêmio, a vantagem no marcador era a tranqüilidade que faltava para aguentar a pressão são-paulina até o final do jogo.

Na iminência da derrota, o atacante Serginho agrediu Leão e acabou expulso de campo pelo árbitro José Roberto Wright. O desespero dos donos da casa contrastava com a festa dos 5 mil gremistas que comemoravam pela primeira vez o título de campeão do Brasil e no campo do adversário. Naquele 3 de maio, o Grêmio começava pelo Brasil sua caminhada que culminaria, 2 anos depois, no Japão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações