O começo de Luca Toni no Modena

Por Lucas Paes
Foto: Modenafc.net

Luca Toni nos tempos de Modena

Luca Toni foi durante boa parte dos anos 2000 um dos mais conhecidos camisas noves de ofício da Itália. Oportunista e fazedor de gols, engrenou já mais velho na carreira, mas chegou a disputar Copa do Mundo e levar junto da Azzurra a taça pra casa. Completando 43 anos neste dia 26 de maio, o ex-atacante começou sua trajetória no futebol pelo modesto Modena, do norte italiano.

Toni chega as categorias de base do Modena depois de uma temporada atuando no Officine Mechaniche Frignanesi. Na base gialloblu, foi treinado pelo brasileiro Chinesinho, que atuou pela Juve, pelo Modena e por outros times italianos. Ficou na base da equipe até o ano de 1994, quando acaba promovido aos profissionais, que na época disputavam a série C1, equivalente a quarta divisão na Itália.

Na primeira temporada, acaba jogando poucas vezes e marcando apenas 3 gols. Num time que sofreu muito para permanecer na série C1, seus 3 gols sequer são muito distantes dos oito gols de Pellegrini, artilheiro da equipe na temporada. Seria apenas no segundo biênio vestindo a camisa dos canários que Luca Toni teve um desempenho um pouco melhor.


Na temporada de 1995/1996, o Modena ficou numa posição um pouco mais tranquila na tabela, apesar de passar longe de sequer sonhar com um possível acesso. Nessa temporada, Luca Toni terminou na vice-artilharia da equipe, apesar de marcar apenas cinco gols na Série C1. Ao fim daquela temporada, acabaria emprestado ao Empoli. A partir daí começaria uma trajetória quase cigana que o levaria para o Palermo no início dos anos 2000, onde finalmente Toni estouraria.

Depois de uma carreira bem sucedida como atleta, com passagens por diversos clubes, com destaque para Palermo, Fiorentina, Bayern e com um pouco menos de brilho na Juventus, além do título mundial pela Itália, Luca Toni chegou a fazer cursos para se tornar diretor quando terminou a carreira pelo Hellas Verona e mais recentemente ingressou em cursos da UEFA para se tornar treinador. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Colabore

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações