Mackenzie 2 x 1 Germânia - Em 1902, o primeiro jogo da história do Paulistão

Por Lucas Paes


O campeonato paulista começou em 1902

O Campeonato Paulista é o torneio mais antigo do futebol brasileiro. Muito antes da fundação da própria FPF, o campeonato começa em 1902, com a batuta da Liga Paulista de Futebol. Essa história começa especificamente no dia 3 de maio, um sábado, com uma partida disputada no antigo Campo da Antárctica Paulista, onde futuramente seria construído o Parque Antártica, entre o Mackenzie e o Germânia (atual Pinheiros). O jogo foi a primeira partida competitiva no Brasil.

Segundo descrição do jogo do jornal "A província de São Paulo" (que hoje se chama o Estado de São Paulo ou Estadão), o duelo, que começou as 15h, tinha o Mackenzie jogando com mais velocidade do que o Germânia, diante de uma arquibancada com muitas famílias presentes. Jogando melhor, o histórico primeiro gol foi do Mack, com Mário Epingaux. Pouco antes do fim da primeira etapa, Kirschner deixou tudo igual para o Germânia.

No segundo tempo, com o Germânia tendo perdido Muss por lesão, o Mackenzie seguiu melhor e voltou a ficar a frente do placar com Alício de Carvalhou. Sem conseguir reagir, o Germânia acabou vendo a vitória ficar com os mackenzistas. Ficou na história como a primeiro time a vencer um jogo competitivo no futebol brasileiro. 

O Mackenzie, porém, acabou ficando sem o título ao final da competição. A honra acabou sendo disputada por São Paulo Athletic e Paulistano, em um duelo decisivo de desempate. O autor dos dois gols que deram o título ao Athletic foi Charles Miller, o mesmo responsável por trazer o futebol ao Brasil e que dá nome a praça em frente ao Estádio do Pacaembu.

Vencedor do jogo, o Mackenzie acabou nunca conseguindo ser campeão estadual na era amadora, conquistando apenas o título entre os segundos quadros nos anos de 1913 e 1916. Já o Germânia, atual Pinheiros, venceu por duas vezes a competição. Sem continuar no futebol a partir do profissionalismo, o Pinheiros virou um multi-campeão em outros esportes, se destacando tanto no vôlei, quanto no basquete e no handebol. O Campeonato Paulista seria organizado por diversas ligas diferentes até o ano de 1941, quando a FPF é fundada e assume a batuta da competição. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações